Fecomércio PR e Amcham lançam segunda edição do guia How to Invest in Paraná

A Câmara Americana de Comércio (Amcham) do Brasil, em parceria com a Fecomércio PR, lançou ontem (7) a segunda edição da publicação How to Invest in Paraná (Como investir no Paraná). O guia apresenta informações que dão suporte para a instalação de empresas no estado, destacando-o como destino estratégico na rota de investimentos nacionais e […]

08/08/2013

A Câmara Americana de Comércio (Amcham) do Brasil, em parceria com a Fecomércio PR, lançou ontem (7) a segunda edição da publicação How to Invest in Paraná (Como investir no Paraná). O guia apresenta informações que dão suporte para a instalação de empresas no estado, destacando-o como destino estratégico na rota de investimentos nacionais e internacionais.

Desenvolvido pela Amcham e patrocinado pela Fecomércio PR, com o apoio do governo estadual, da Agência Fomento Paraná, da Escola Internacional de Curitiba, da Itaipú Binacional e da Pereira Dabul Advogados e Consultores, o guia faz parte do projeto How to do Business and invest in Brazil (Como fazer negócios e investir no Brasil), desenvolvido pela Amcham Brasil há mais de dez anos com o intuito de fomentar negócios no mercado brasileiro.

Além de dados atualizados, a nova edição apresenta depoimentos de três grandes empresas que se instalaram no Paraná: Catterpillar, Cargill e Wipro. Outra novidade é que, além da edição em inglês, este ano o guia também foi produzido em espanhol. “Trata-se de uma publicação divulgada no mundo inteiro, para que as pessoas interessadas em investir no Paraná possam ter um primeiro contato, uma primeira avaliação do estado”, informou o presidente regional do Conselho da Amcham Curitiba, Eduardo Guy de Manuel.

Com uma tiragem de 4.500 exemplares, o material será distribuído em canais internacionais como embaixadas, consulados e câmaras de comércio, além de estar disponível para download no site da Amcham Brasil.
Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, o Paraná tem uma economia muito forte e é preciso divulgá-la dentro e fora do país. “Essa parceria permite que informações relevantes cheguem nas mãos dos empresários que têm interesse em investir aqui. Isso é muito importante para o nosso estado”, comentou.

Na cerimônia de lançamento, o secretário de estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, que representou o governador Beto Richa, falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pela Amcham e parceiros com o lançamento do guia e agradeceu pelo trabalho de todos os envolvidos no projeto.

Prestigiaram o evento o diretor presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Gilmar Mendes Lourenço; o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Rainer Zielasko; o vice-presidente da Fecomércio PR e presidente do Sindicato das Empresas de Representantes Comerciais e dos Representantes Comerciais Autônomos no Estado do Paraná, Paulo César Naiuack; o vice-presidente da Fecomércio PR, Luis Carlos Borges da Silva; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Calçados de Curitiba e Região Metropolitana, Umberto Marineu Basso Filho; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Paraná; Edenir Zandoná Junior; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Flores e Plantas de Curitiba e Região Metropolitana, Francisco Macedo Machado; o diretor regional do Sesc PR, Dimas Fonseca; o diretor da Câmara de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes e o cônsul geral do Senegal para o Paraná e Santa Catarina, Ozeil Moura Santos.

Na foto: Autoridades reunidas durante cerimônia de lançamento do guia How to Invest in Paraná. Da esquerda para a direita, o secretário de estado de Planejamento e Coordenação Geral, Cássio Tanigushi, o secretário de estado da Casa Civil, Reinhold Stephanes; a diretora presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, Gina Paladino, que representou o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet;  o secretário de estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; o presidente regional do Conselho da Amcham Curitiba, Eduardo Guy de Manuel; o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; o secretário de estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros; o secretário de estado de Turismo, Jackson Pitombo; o diretor presidente da Agência Fomento Paraná, Juraci Barbosa; o presidente do Conselho de Administração da Escola Internacional de Curitiba, Eduardo Sasi; e o sócio proprietário da Pereira Dabul Advogados e Consultores, Marcos Leandro Pereira.

Texto: Carolina Lara

08/08/2013 às 14:42