NOTÍCIAS

Fecomércio PR comemora a emissão de 100 mil certificados de origem

A Fecomércio PR realizou na sexta-feira (9) evento em comemoração aos 100 mil certificados de origens emitidos no estado. A entidade é credenciada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) a emitir a documentação em parceria com o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Paraná. A marca de 100 mil foi atingida […]

12/05/2014

A Fecomércio PR realizou na sexta-feira (9) evento em comemoração aos 100 mil certificados de origens emitidos no estado. A entidade é credenciada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) a emitir a documentação em parceria com o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Paraná.

A marca de 100 mil foi atingida em abril deste ano, resultado do empenho e dedicação dos parceiros envolvidos em busca do desenvolvimento do comércio. O volume de certificados mostra o aumento de exportações paranaenses e dá a garantia da procedência do produto ao importador. “Fizemos uma parceria que deu certo, desde o início, em 2006. Foi boa para a Fecomércio, para o Sindicato, para nossos exportadores. Isso mostra que quando queremos fazer algo de qualidade buscamos parceiros importantes e trabalhamos unidos para trazermos benefícios aos empresários”, comentou. Piana ainda destacou que quanto mais fácil for o processo de exportação, mais o Brasil vai produzir e negociar com outros países, principalmente com os que fazem fronteira.

A possibilidade de participar de mais acordos internacionais é uma das vantagens em se fazer o certificado. “O empresário passar a ter isenção de impostos, principalmente em negociações com países do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai)”, explicou a presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros, Izabel Cristina Ramos Martins do Carmo. Ganha também o importador, pois com a isenção dos impostos a margem de negociação fica maior, e a tendência é se pagar um menor preço pelos importados.

O certificado também comprova que 60% do produto foi industrializado e beneficiado no Brasil. No Paraná, o documento é emitido nas cidades de Curitiba, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais e Paranaguá. A escriturária do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Foz do Iguaçu, Flávia Maria Gruber, lembrou que no início contavam com uma carteira de apenas três clientes. “Esse trabalho foi feito com muita responsabilidade. Quando recebemos a notícia que completamos 100 mil certificados ficamos muito emocionados, e lisonjeados com esse reconhecimento”.

Na foto, os homenageados pelo desempenho e trabalho depositado para a emissão dos certificados de origem. Da esquerda para a direita a presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros, Izabel Cristina Ramos Martins do Carmo, que entregou as homenagens; Flávia Maria Gruber, do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros em Foz do Iguaçu; Gledson Adriano Alves, do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros no Aeroporto em São José dos Pinhais; o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, que também entregou as homenagens;
Everson Alexandre da Silva, do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros em Foz do Iguaçu, e Cristiane de Cássia Mattos dos Santos, do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros em Paranaguá.

Publicado por admin

12/05/2014 às 16:59

Veja também
©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.