Fecomércio e Sesc PR participam da 6ª Conferência Municipal de Turismo de Londrina

Na quarta-feira passada, 30 de junho, das 19h às 22h, ocorreu a 6ª Conferência Municipal de Turismo de Londrina de maneira online, promovida pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). Foram debatidas e votadas propostas de políticas públicas para o setor de Turismo para o próximo […]

05/07/2021

Foram debatidas e votadas propostas de políticas públicas para o setor de Turismo para o próximo biênio, julho 2021 a julho 2023. Contou com a participação de membros do Conselho Municipal de Turismo e representantes de entidades da sociedade civil. Entre os conselheiros, fazem parte os integrantes do Sebrae, Fabricio Bianchi e Leda Terabe, e do Sesc PR, Patricia Sugeta e Everson Furtado de Londrina.

Foram apresentadas propostas para quatro temas: Turismo e cidades Inteligentes, Gastronomia, Turismo de experiência e Educação para o turismo. Os principais objetivos deste encontro são propor diretrizes para elaboração da política municipal com perspectivas para 2021 a 2023; fortalecer a articulação entre setor público, privado e sociedade civil, voltada à promoção do turismo e eventos na cidade; fortalecer a institucionalização da política de turismo na cidade como indutor de desenvolvimento econômico-social humano e sustentável; e aprimorar e propor mecanismos de articulação e cooperação institucional com a sociedade civil.

A conferência contou com a presença de personalidades que apoiam o desenvolvimento do turismo em Londrina e no Paraná, como Renata Queiroz (Codel), Deise Bezerra (Paraná Turismo) e Giovanni Bagatini (Fecomércio PR e Cepatur) que fizeram apresentações importantes sobre ações planejadas e previstas para o turismo no Estado, exposição de pesquisas e estudos do setor para implementação de inovações e planejamento futuro.

O Assessor da Presidência da Fecomércio PR e vice-Presidente do Cepatur, Giovanni Bagatini, palestrou sobre as Perspectivas de Turismo para a Região de Londrina. Ele apresentou dados do perfil populacional da região e dos estabelecimentos dos setores produtivos, com destaque para Londrina, Maringá, Arapongas e Apucarana com um raio próximo de alcance. Bagatini falou sobre a infraestrutura diferenciada, a exemplo do Aeroporto de Londrina, que irá receber novos investimentos, e também grandes empreendimentos âncora para atratividade turística na região.

Salientou os países que tem retomado o Turismo com maior brevidade, como Rússia e China. Ambos têm focado no turismo doméstico. Destacou a importância do trabalho cooperativo entre entes públicos, privados, terceiro setor e sociedade cível para uma governança eficaz do turismo local e regional, com vistas à sustentabilidade, social, econômica e ambiental, e a importância da capacitação e qualificação, como os programas voltados ao Turismo da Fecomércio PR, Senac PR e Sebrae, entre outros que apoiam o setor de turismo paranaense.

Sobre marketing e inovação, Bagatini enalteceu a importância de se construir uma rede integrada, composta por academia, empresas e startups. “O Turismo é negócio, e, de acordo com estudo da pesquisadora da USP, Mariana Aldrigui, o setor movimenta, quando aquecido, mais de quinhentas atividades econômicas. É preciso desenvolver um ambiente de negócios positivo, promover cultura empreendedora, fazer benchmarking com outros destinos e trabalhar de forma Inteligente e cooperativa com a região. Tudo isso com foco em melhoria contínua”, disse.

Texto: Karen Bortolini

Publicado por Estagiários Jornalismo