Faculdade Senac Maringá sedia Papo de Cozinha

Na última terça-feira (28), a Faculdade Senac Maringá recebeu o evento estadual Papo de Cozinha, parceria entre Fecomércio PR, Senac PR e Sebrae Paraná. O projeto percorreu diversas cidades do estado e aportou na Cidade Canção para transmitir conhecimento e troca de experiências entre empreendedores da área da gastronomia local, reunindo cerca de 50 participantes. […]

04/07/2022

Painel do Papo de Cozinha, conduzido pelo André Bezerra e pelo chef Beto Madalosso, com a participação dos influenciadores digitais da página Maringá Gastronômica, Felipe Vido e Elvis Silvestre, e do chef e instrutor da Faculdade Senac Maringá, André Lourenço

Assim como os demais encontros, o evento contou com painel conduzido por André Bezerra, colunista da área gastronômica, bem como pelo chef Beto Madalosso e os influenciadores digitais da página Maringá Gastronômica, Felipe Vido e Elvis Silvestre. Na oportunidade foram levantados e debatidos temas acerca da mudança de consumo durante a pandemia, e sobre gestão e operacionalização de restaurantes, entre outros assuntos pertinentes para o momento econômico atual. Após o bate-papo houve abertura para debate, situação que aproximou painelistas e participantes. Diversas perguntas foram realizadas em um clima descontraído, mas de muita troca e aprendizado.

Complementando as apresentações e levantamentos realizados no painel, a coordenadora estadual do turismo Sebrae Paraná, Patrícia Albanez, trouxe à tona os programas oferecidos pelo Sebrae para auxiliar os empreendedores e desenvolvê-los em seus respectivos negócios. Já o gerente da Faculdade Senac Maringá, Antonio Carlos Aroca, apresentou inúmeras soluções educacionais voltadas à capacitação profissional tanto para os empreendedores, quanto para os colaboradores das empresas. “Para sustentar e garantir o negócio, há que se investir em pessoas”, reforçou Aroca.

O público também assistiu a um workshop com a temática Sabores do Café na Confeitaria, que reforçou a importância da regionalidade e a força de ingredientes locais na gastronomia maringaense. O chef e instrutor da Faculdade Senac Maringá, André Lourenço, explanou sobre o contexto histórico do café e suas influências positivas na gastronomia, sobretudo, na confeitaria.

Ele apresentou o preparo da sobremesa Cabocla Maringá, desenvolvida em 2010 na instituição e que foi selecionada para representar o Senac PR no Fórum Internacional de Educação Profissional em Florianópolis, Santa Catarina, sendo premiada diversas vezes e apresentada também em Brasília (DF).

O chef e instrutor reforçou também a importância da educação profissional e desenvolvimento do aluno no aprender fazendo. “Na gastronomia, e principalmente, na confeitaria, o uso das técnicas de maneira adequada faz toda a diferença no resultado final do preparo. Nosso objetivo é que nosso aluno entenda, não somente o preparo, mas tudo aquilo que vem junto com o preparo, ou seja, entender as características dos produtos, qual a função de cada produto relacionado com cada técnica”, explicou o Lourenço.

Desta forma, fica evidente que a missão do Senac – educar para o trabalho – ocorre em todo o processo de aprendizado dos alunos, profissionais e colaboradores, bem como, extrapola as portas da instituição com a sua presença no mercado e no contexto econômico da cidade de Maringá.

Após serem apresentadas todas as informações de preparo da sobremesa, bem como seu passo a passo, os convidados puderam degustar a sobremesa. Para os painelistas, alguns empresários e autoridades locais, foi realizada recepção com jantar no restaurante-escola da Faculdade Senac Maringá.

Sobre o prato

Na composição do prato Cabocla Maringá foram utilizadas ao menos cinco técnicas-bases da confeitaria, dada a sua complexidade e irreverência. Permeada de textura única e sabor marcante, a sobremesa demandou inúmeros testes e tentativas acerca de ponto, tempo de preparo, temperatura, utensílios e equipamentos corretos, entre outros.

A base da sobremesa é de jaconde de amêndoas, seguida por mousse de café. Um suave creme de queijo mascarpone também compõe o prato, finalizado com arabescos, tuilles e puncs.

O prato regional apresentado durante o evento foi a premiada sobremesa Cabocla Maringá, criada no Senac Maringá

Texto: Karla Santin

04/07/2022 às 10:58