Entidades lançam Corredor Cultural

Entidades públicas e privadas lançaram na segunda-feira (30/03) o projeto Corredor Cultural, que tem por objetivo promover e apoiar ações culturais na região central de Curitiba para fortalecer a diversidade cultural, a cidadania e a economia local. A assinatura do protocolo de intenções ocorreu durante cerimônia realizada no Círculo de Estudos Bandeirantes (CEB), órgão cultural […]

31/03/2015

Entidades públicas e privadas lançaram na segunda-feira (30/03) o projeto Corredor Cultural, que tem por objetivo promover e apoiar ações culturais na região central de Curitiba para fortalecer a diversidade cultural, a cidadania e a economia local. A assinatura do protocolo de intenções ocorreu durante cerimônia realizada no Círculo de Estudos Bandeirantes (CEB), órgão cultural agregado à Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

O projeto surgiu por iniciativa da Universidade Federal do Paraná ainda em 2010 e aos poucos foi ganhando novos parceiros. Hoje, além da PUCPR, apóiam o corredor Cultural o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, a Associação Comercial do Paraná (ACP), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB/Paraná), a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o Centro Cultural Teatro Guaíra e a Caixa Cultural Curitiba.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, o processo de fortalecimento do centro de Curitiba iniciou com as obras do Paço (hoje Sesc Paço da Liberdade) e revitalização do entorno, passou depois pelo restauro do prédio da UFPR, na Praça Santos Andrade, e hoje culmina no lançamento do Corredor Cultural. “Se todas essas entidades que estão envolvidas nesses espaços se unirem, junto a outras que estão no entorno ou que poderão ser incluídas nesse projeto, as coisas começarão a ser delineadas para o bem e para grandeza da cultura do Paraná”, manifestou.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, falou sobre a importância de cada um dos espaços culturais que compõem o trecho do Corredor Cultural e sobre a ideia de integrá-los, criando um espaço simbólico que projete as políticas culturais para o estado. “Nós precisamos fazer com que esses espaços sejam mais integrados e precisamos pensar uma programação para a população que vive na região ou que vem ao centro”. O reitor encerrou o discurso pedindo o esforço de todos os parceiros para que o protocolo de intenções saia do papel e vire uma realidade.

Para o reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski, anfitrião do evento, a união das entidades tende a maximizar as excelências culturais presentes no Corredor Cultural, o que refletirá em planejamento e aporte de recursos. “Os reflexos, tanto culturais quanto, neste caso, econômicos e sociais da criação e funcionamento do corredor, certamente serão imediatos, criando a bem-vinda e esperada revitalização desta área central da cidade”.

Segundo o presidente da FCC, Marcos Cordiolli, que representou o prefeito Gustavo Fruet, a parceria entre as entidades tende a aumentar a sinergia e potencializar ainda mais a ação cultural, trazendo mais vida para o centro de Curitiba.

Homenagem
A cerimônia de lançamento foi marcada pela homenagem ao engenheiro Rubens Meister (1922-2009) e pela abertura da exposição Rubens Meister: Ícone da Modernidade no Paraná, que segue até 22 de maio na sede do Círculo de Estudos Bandeirantes. Importantes edifícios de Curitiba levam a assinatura do engenheiro, conhecido por introduzir a arquitetura modernista à cultura paranaense. Entre suas importantes obras estão o Teatro Guaíra, a Rodoferroviária, o Centro Politécnico, o Palácio 29 de Março e o Sesc da Esquina. Familiares do homenageado acompanharam a solenidade.

Assinatura protocolo de intenções Corredor Cultural de Curitiba

Assinatura do protocolo de intenções para o Corredor Cultural de Curitiba e homenagem ao engenheiro Rubens Meister

31/03/2015 às 18:03