Encontro debate temas da Micro e Pequena Empresa

A Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe) e a Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Fampepar) realizaram, nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Curitiba, o 10º Encontro Nacional de Lideranças da Micro e Pequena Empresa. O evento, que contou com a presença […]

26/02/2014

A Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe) e a Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Fampepar) realizaram, nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Curitiba, o 10º Encontro Nacional de Lideranças da Micro e Pequena Empresa. O evento, que contou com a presença do ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos, debateu a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o desenvolvimento local e o acesso ao crédito.
O presidente da Conampe e anfitrião do evento, Ercílio Santinoni, deu as boas vindas aos participantes e falou sobre as conquistas da micro e pequena empresa (MPE) que, segundo afirmou, soma mais de 65% dos empregos do país e 99% das empresas brasileiras, responsáveis por mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB).
Conforme explanou Santinoni, algumas das reivindicações da MPE são mudanças no Simples Nacional, redução da burocracia e acesso real ao crédito. “Esperamos que em pouco tempo nós possamos ter um país mais justo para os pequenos e com maior desenvolvimento para todos”.
“As micros e pequenas empresas são uma porta de entrada dos jovens para o mundo do trabalho”, declarou o ministro Afif durante abertura. O ministro defendeu a inclusão da MPE na Lei do Aprendiz como estímulo, e não obrigação, e anunciou que o governo lançará o Pronatec Aprendiz. Segundo o ministro, serão 50 mil vagas voltadas para a MPE em que o governo custeará a entidade formadora e a empresa será responsável pelo salário do aprendiz.

Painel

O diretor de Planejamento e Gestão da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Paraná (Fecomércio PR), Dieter Lengning, foi um dos palestrantes do painel que debateu a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e o Desenvolvimento Econômico Local. Lengning falou sobre os projetos do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR que contribuem com o crescimento da economia local, a melhoria da qualidade de vida e a geração de emprego e renda. Participou também do painel o economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC),
Antonio Everton Chaves Junior.

26/02/2014 às 17:29