Encontro de sopros e show da Tuyo são destaques do último dia da 43ª edição do Femucic

Um passeio musical. Assim foi a 43ª edição do Femucic – Festival de Música Cidade Canção. A programação foi além da mostra musical promovida entre os dias 14 e 16 de julho, no Teatro Marista, em Maringá (PR). Músicos de sete estados brasileiros subiram ao palco apresentando ao todo 26 composições autorais e independentes. Em […]

18/07/2022

Um passeio musical. Assim foi a 43ª edição do Femucic – Festival de Música Cidade Canção. A programação foi além da mostra musical promovida entre os dias 14 e 16 de julho, no Teatro Marista, em Maringá (PR). Músicos de sete estados brasileiros subiram ao palco apresentando ao todo 26 composições autorais e independentes. Em paralelo, shows abertos e oficinas de aperfeiçoamento musical ecoaram pela Cidade Canção.

Na sexta-feira, 14 composições foram apresentadas no palco do Teatro Marista. O Bardo e o Banjo, de São Paulo (SP); Rapuso, de Curitiba (PR); Ricardo Vieira, de Aracaju (SE); Maraka Trio, de Maringá (PR); Felipe Bedetti, de Belo Horizonte (MG); Marcia Cherubin, de Santo André (SP), e Fernando Festim e Trupe Pé na Tába, de Maringá (PR).

“O Femucic transcende os limites de mostra. Aos 43 anos, constitui uma instituição que se expande ao produzir memoria tanto local, como agora ao mundo pelas redes. Ele multiplica ao distribuir a cultura musical do país, que é imensurável, estimula ao educar pela música nas atividades paralelas de formação e para gerar público para o artista independente, agrega ao promover o encontro de artistas e a troca de experiências para além do palco, nas rodas, no percurso. Ele é estímulo ao cuidar do artista com tanto carinho e profissionalismo”, definiu o músico Ricardo Vieira.

Encontro de sopros

Um dos cartões-postais de Maringá, a Catedral Basílica Nossa Senhora da Glória foi cenário do encontro de sopros promovido como parte da programação do Femucic, no sábado (16), pela manhã. Os músicos Fernando Deddos e Josué Lopez, que ministraram as oficinas de aperfeiçoamento musical, reuniram os alunos para um show aberto com peças musicais de compositores brasileiros mesclados com um repertório contemporâneo ao lado da Banda Celebrate Coral e Orquestra, músicos maringaenses e orientadores do Centro de Difusão Musical do Sesc Maringá.

Mais tarde, a mostra de música contou com apresentações do grupo Coro de Cor, de Salvador (BA), Uilian Michelon Quarteto, de Vacaria (RS) e Lado Brasil, de Uberlândia (GO). O trio Tuyo, encerrou a programação do 43º Femucic, com um show que contou com o coro da plateia.

Para a diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Maristela Bruneri, o evento é de extrema importância para o Sesc PR, para a rede Sesc, para os músicos participantes, para a formação de plateias e de músicos locais. Ela prestigiou a programação da mostra ao lado da gerente de Cultura do Sesc PR, Mariah Fank; da gerente executiva do Sesc Maringá, Ivone Ferrari; do coordenador de Programação Regional de Maringá e Noroeste do PR na RPC, Daltro Custódio; de Francisco Pinheiro, superintendente de Cultura da Prefeitura de Maringá, representando o secretário de cultura, Victor Simião; do representante da aceleração econômica e Turismo da Prefeitura de Maringá, Marcos Cordiolli, um dos fundadores do Femucic, Antonio Vieira.

Esta edição do Femucic foi realizada pelo Sesc PR, com apoio da Preeitura de Maringá e promoção da RPC. O evento foi apresentado por Lucas Menna e Thiago Rasera.

As três noites da mostra musical foram transmitidas ao vivo pelo canal do Sesc PR no Youtube e podem ser conferidas aqui.

Show com a banda Tuyo

Texto: Isabela Mattiolli