NOTÍCIAS

Empresas de Londrina e Cambé com ótimo desempenho são reconhecidas pelo Sebrae/PR e Sistema Fecomércio

O cenário econômico brasileiro é favorável para o crescimento dos negócios, mas especialistas afirmam que apenas os empresários que estiverem preparados vão conseguir aproveitar as oportunidades. Aqueles que se dedicam ao comércio varejista precisam fazer verdadeiras ‘acrobacias’, diariamente, para driblar os desafios, como a concorrência do e-commerce e a mudança constante no comportamento dos consumidores, […]

03/12/2013

O cenário econômico brasileiro é favorável para o crescimento dos negócios, mas especialistas afirmam que apenas os empresários que estiverem preparados vão conseguir aproveitar as oportunidades. Aqueles que se dedicam ao comércio varejista precisam fazer verdadeiras ‘acrobacias’, diariamente, para driblar os desafios, como a concorrência do e-commerce e a mudança constante no comportamento dos consumidores, cada vez mais exigentes.

E para promover um ‘show’ de vendas no comércio varejista, o Sebrae/PR e o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR criaram, em 2005, o Programa VarejoMAIS – Mais Vendas, Mais Competitividade, e o VarejoMAIS em Ação. A intenção dos programas é melhorar a competitividade das empresas e, consequentemente, o desenvolvimento de uma determinada região, por meio da geração de empregos e de renda.

Na semana que passou, os representantes dessas empresas marcaram presença na cerimônia de encerramento do VarejoMAIS e do VarejoMAIS em Ação e conheceram as empresas que mais se destacaram nas categorias Loja Referência e Loja Revelação. O evento, no Hotel Sumatra, em Londrina, contou ainda com a apresentação “Minha empresa é um espetáculo”, protagonizada pelo Espaço Sou Arte, grupo artístico de Campo Mourão.

Para Osmar Dalquano Junior, coordenador estadual do Setor de Comércio, Bens e Serviços do Sebrae/PR, o VarejoMAIS promove uma ´revolução silenciosa´ ao levar mais conhecimento para os empresários. “O Prêmio é uma conquista, acima de tudo, mas hoje é dia de celebrar todas as empresas que participaram do VarejoMAIS e do VarejoMAIS em Ação. Esperamos que, em 2014, elas vendam mais e melhor, com o conhecimento adquirido nas capacitações e consultorias.”

Nesses oito anos, mais de 18 mil pessoas já foram capacitadas pelos Programas em todo o Paraná. Na edição de 2013, mais de 530 empresas de 29 cidades foram atendidas. Em Londrina e Cambé, os Programas contaram com a parceria da Câmara da Mulher Empreendedora e atenderam 44 empresas, que tiveram a oportunidade de passar por 16 capacitações e cerca de mil horas de consultorias. As capacitações envolveram 130 pessoas.

Durante a cerimônia de encerramento, Paikan Salomon de Mello e Silva, assessor da Fecomércio  PR, agradeceu a adesão das associadas da Câmara ao programa. “Elas estão dando um exemplo de dedicação. Cerca de 90% dos empresários que participaram da edição de 2013  fazem parte da entidade”, diz.

A diretora da Câmara da Mulher Empreendedora, Natasha Bacchi, relatou que os programas possuem o mesmo objetivo da entidade, que é promover capacitações para tornar as empresas mais competitivas. “Agradecemos ao Sebrae/PR e à Fecomércio. Estamos muito felizes com a parceria”, enfatiza.

Campeãs

Em Londrina, a vencedora na categoria Loja Referência foi o escritório de arquitetura Nathalia Montans arquitetura e interiores. “Conseguimos aproveitar 95% do VarejoMAIS. A empresa estava em ordem, mas precisava de uma reciclagem. O cliente oculto abriu meus olhos. Além disso, aproveitei a oportunidade para treinar a equipe. Conseguimos ampliar o escritório, melhorar os processos de gestão, aprender a delegar funções e, principalmente, como organizar a empresa”, conta a empresária Nathalia Maria Zambon Montans.

Na categoria Loja Revelação a vencedora londrinense foi a Clínica de Motores. A proprietária do empreendimento, Leila Viviane Bertoli, destaca que o VarejoMAIS foi um divisor de águas. “Fizemos mudanças no vitrinismo, na organização do estoque da loja e no planejamento. Sou uma cliente assídua das capacitações do Sebrae e, sem dúvida, esse foi o melhor Programa do  qual eu já participei.”

Em Cambé, a Farmácia Viviane, uma veterana no Programa, sagrou-se campeã na categoria Loja Referência.  “O VarejoMAIS é ótimo. Já participamos há vários anos. Gostamos do cliente oculto e das orientações práticas. O preço da capacitação também é bem atrativo”, avalia a empresária Viviane Cristina Dalmas. A empresa já havia se classificado em segundo e terceiro lugar nas edições anteriores do Programa.

Na categoria Loja Revelação, em Cambé, a vencedora foi a Tok d´Arte Móveis Artesanais. Na opinião da empresária Margali Rodrigues de Silvio, o VarejoMAIS trouxe renovação, inovação e novas perspectivas para a empresa. “A gestão foi o diferencial. Contratei novos funcionários, estou fazendo promoções. Também estou à caça de clientes. Participei até de feiras, o que eu nunca havia feito em 13 anos de atuação. O Programa abriu a minha mente”, ressalta.

Os destaques, para empresas que ficaram um pouco abaixo da média de desempenho das vencedoras, mas que obtiveram também excelentes resultados foram Malie Arte e Beleza, de Londrina; Spazio Píu Bello Salões de Beleza, de Londrina; Cambelux, de Cambé; e Almeida Mercados, de Cambé, todas na categoria Loja Referência. A Michele Naka Boutique, de Londrina; a Avimar Autopeças, de Londrina; a Sun7 Surf Shop, de Cambé; e a Shop Lar, de Cambé, foram destaque na categoria Loja Revelação.

Programa

Rubens Fernandes Negrão, consultor do Sebrae/PR, destaca que o objetivo dos Programas é fazer os empresários repensarem o modelo de seus negócios, de uma forma mais efetiva, com estratégia, planejamento e visão de mercado. “Os treinamentos promovem uma reciclagem e as mudanças são visíveis em todas as empresas participantes.”

Para o coordenador estadual do Setor de Comércio, Bens e Serviços do Sebrae/PR, Osmar Dalquano Junior, “as pequenas empresas que participam do VarejoMAIS melhoram a gestão empresarial, pois passam a implantar estratégias diferentes, em ações de marketing ou mudança do layout da loja, por exemplo, que resultam no aumento das vendas. Com informações, os empresários têm condições de tomar decisões mais assertivas”, avalia.

Dalquano Junior ainda destaca a oportunidade dos empresários participarem de missões técnicas, realizadas como complemento à proposta do VarejoMAIS, para que os participantes tenham a oportunidade de conhecer as estratégias de vendas e posicionamento de mercado de empresas do setor, localizadas em centros-referência como Curitiba, São Paulo e Nova York.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias PR

Publicado por admin

03/12/2013 às 18:00

Veja também
©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.