13/09/2024
Vinte e oito cidades paranaenses recebem em setembro e em outubro a terceira edição do Congresso Sesc Paraná de Educação, que traz para as discussões a Educação Socioemocional e a sua capacidade de transformação. Para abrir o congresso, será realizada no dia 26 de setembro, no Teatro Sesc da Esquina, em Curitiba, com transmissão ao vivo pelo canal do Sesc PR no Youtube, a partir das 19h, a palestra tema do evento, com o filósofo e doutor em Educação: História, Política, Sociedade, Cipriano Luckesi – uma referência na avaliação da aprendizagem. Cipriano é especialista em problemas relativos à formação, desenvolveu pesquisas sobre a escola básica e as condições da escolaridade das camadas populares e investigou as estratégias de instituições mais bem posicionadas em avaliações oficiais. Ele é autor de 18 livros, entre eles, Avaliação da aprendizagem: Componente pedagógico; Introdução à filosofia: Aprendendo a pensar; Ludicidade e atividades lúdicas prática educativa: compreensões conceituais e proposições; O ator pedagógico: planejar, executar, avaliar; além de ter inúmeros artigos em revistas especializadas.
De 1º a 3 de outubro tem início o circuito de palestras que vai percorrer 27 cidades paranaenses. Todas as palestras têm vagas limitadas, são gratuitas e serão emitidos certificados de participação com carga horária. Confira a programação mais próxima da sua cidade e o perfil de cada palestrante:
No site do Sesc PR você pode fazer a sua inscrição no evento.
Nas cidades de Matinhos, Paranaguá, São José dos Pinhais e Ponta Grossa, o doutor em Ciências da Informação, José Moran vai palestrar sobre Educação Socioemocional e Ética: avanços e dificuldades.
O público das cidades de Londrina, Nova Londrina, Maringá e Paranavaí vai receber o psicólogo e mestre em Educação Marcos Meier, que falará sobre o Desenvolvimento Socioemocional na Educação Contemporânea: Bem-estar e Sucesso Acadêmico.
O arte-educador, produtor e músico Nélio Spréa, doutor em Educação, tem vasto trabalho sobre ludopedagogia e vai falar sobre A poética das Brincadeiras: Sociabilidade, afetividade e vida em movimento para o público das cidades de Cornélio Procópio, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Arapongas e Apucarana.
Nas cidades de Campo Mourão, Guarapuava, Ivaiporã e Umuarama quem ministrará as palestras do circuito será a educadora e mestre em Sociedade e Desenvolvimento Jeciane Golinhaki e abordará a temática Cultura da Paz: Conflitos escolares e educação socioemocional.
A psicopedagoga e doutora em Psicologia da Educação, Sandra Puliezi é a palestrante convidada a falar ao público de Francisco Beltrão, Palmas, Pato Branco, Rio Negro e União da Vitória sobre Conexões Emocionais na Alfabetização: Fortalecendo o vínculo com a leitura.
Para fechar o circuito de palestras, as cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Medianeira e Toledo recebem a palestrante Isabel Parolin para o bate-papo Educar para Transformar: A dimensão socioafetiva em foco. Ela é mestre em Psicologia da Educação, atua como psicopedagoga e percorre o país palestrando sobre a relação entre família, escola e aspectos socioafetivos da aprendizagem. Ela é autora de Pais e Educadores: Quem tem tempo para educar?; A aprendizagem entre a família e a escola, e A instituição que aprende sob o olhar da psicopedagogia.
Confira o cronograma do evento AQUI.
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.