Dezembro segue com queda ainda maior no número de paranaenses endividados

O endividamento no Paraná está menor em dezembro, apresentando um percentual de 84,4%, contra os 86,1% de novembro, ambos registrados na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC). As informações são da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Outro quesito positivo […]

18/12/2013

Outro quesito positivo é que o número de famílias que não terão condições de pagar suas dívidas reduziu para 9,1%, comparado aos 10,6% em novembro. Quando analisamos as classes A e B, esse percentual é consideravelmente menor, chegando a 2,4%, enquanto nas classes C, D e E o percentual atingiu 9,1%.

De uma forma geral, o cartão de crédito também apresentou uma queda com relação ao mês passado, mas continua sendo o método de pagamento preferido para o parcelamento das compras de 67,8% dos consumidores, contra 72,8% do mês de novembro. Sob a ótica da Fecomércio PR, é possível que a população esteja quitando suas dívidas no cartão de crédito, a fim de ter um limite maior para a compra dos presentes de Natal.

Das famílias endividadas, 53,7% responderam que estão comprometidas com as dívidas por mais de um ano.

Intenção de Consumo

Outro índice também medido pela CNC e divulgado pela Fecomércio PR, revelado na Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), traz um dado otimista da visão do consumidor com relação ao crédito. Ao todo, 67,9% dos entrevistados, de todas as classes sociais (A e B, C, D e E), entendem estar mais fácil a obtenção do mesmo.

Dezembro revela também uma suave queda no indicador do plano das famílias para consumir. O índice é de 146,4 e em novembro era 146,8.

Com relação à situação no emprego, 54,5% dos entrevistados relataram que estão se sentindo mais seguros do que no mesmo período do ano passado, e 46,5% disseram ter uma perspectiva profissional positiva nos próximos seis meses, algo que deve afetar positivamente o consumo no varejo nos próximos meses, na avaliação da Fecomércio PR.

A renda também aponta números positivos, já que 72,5% responderam que a renda está maior que no ano passado. Na questão nível de consumo atual, quase metade dos entrevistados (44,9%), revelou estar comprando mais que no ano passado.

18/12/2013 às 16:34