Darci Piana prestigia posse de Camilo Turmina na ACP

Empresário Camilo Turmina toma posse oficial como novo presidente da Associação Comercial do Paraná

06/03/2020

O empresário do ramo joalheiro, Camilo Turmina, tomou posse oficialmente como novo presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), em solenidade realizada nesta quinta-feira (05/03), no Clube Curitibano. Turmina e sua diretoria administrarão a ACP no triênio 2020/2022. O novo presidente substitui o empresário do ramo automobilístico Gláucio Geara, que atuou à frente da ACP entre 2017 a 2019.

O governador do Paraná, Ratinho Junior, e o vice-governador e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, participaram da solenidade. O governador lembrou que a ACP foi uma das instituições que, junto às demais entidades que compõem o G7, patrocinou o estudo da Fundação Dom Cabral que embasou a reforma administrativa do Estado, que reduziu o número de secretarias e órgãos do governo. “Não se consegue fazer reformas sem que a máquina pública seja repensada e modernizada, para que saia da década de 1980 e parta para um mundo mais inovador e moderno”, disse.

O governador também afirmou que o Governo do Estado mantém um diálogo constante com o setor produtivo para buscar alternativas para diminuir a burocracia e ampliar os investimentos e os empregos no Paraná. “A ACP é uma entidade centenária que contribui com o desenvolvimento do Estado. Sua vocação é fomentar a economia e ajudar os comerciantes que investem no Paraná”, disse.

“Tenho plena certeza de que Camilo Turmina, como empresário bem-sucedido que é, saberá conduzir com brilhantismo a Associação Comercial do Paraná nesta nova fase da vida paranaense, em que as empresas dão mostras de que estão preparadas para o futuro, gerando empregos e renda”, destacou Darci Piana.

O novo presidente da ACP disse que um dos objetivos da nova gestão é fortalecer o relacionamento institucional da entidade. “Queremos continuar ajudando na gestão pública, cuidando do entorno do nosso comércio, criar mobilidade. Nossa preocupação é com a cidade e com o próprio empresário”, explanou Turmina. “O setor empresarial depende muito do Estado, que tem uma importância enorme na economia. Uma boa gestão, como a que está sendo feita no Paraná, é realmente o que precisamos. Um Estado mais ativo e participativo, que ajuda a economia crescer”, salientou.

Presenças

Também participaram da solenidade o prefeito de Curitiba, Rafael Greca; o vice-prefeito Eduardo Pimentel; o senador Flávio Arns; os presidentes da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Pinheiro; da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Marco Tadeu Barbosa; da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro; da Fetranspar, Sérgio Malucelli; e da Câmara Municipal de Curitiba, Sabino Pícolo; os superintendentes de Governança Social do Governo do Estado, Phelipe Mansur; e de Inovação, Henrique Domakoski; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes; o comandante da 5a Região Militar, general Aléssio Ribeiro Souto; o deputado federal Ricardo Barros; a deputada estadual Maria Victória Borghetti Barros; e os ex-governadores Mário Pereira, Orlando Pessuti e Cida Borghetti.

Com informações da Agência Estadual de Notícias

O empresário do ramo joalheiro, Camilo Turmina, é novo presidente da ACP. Foto: Ivo Lima/Fecomércio PR

O governador do Paraná, Ratinho Junior, e o vice-governador e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, participaram da solenidade de posse de Camilo Turmina. Foto: Arnaldo Alves / AEN.

Publicado por Karla Santin

06/03/2020 às 12:40