Darci Piana participa de 3º Festival de Turismo do Litoral do Paraná

Festival discute o desenvolvimento econômico e social por meio do turismo e oportunidades de negócios na região. O evento que segue até sábado (31) e conta com o patrocínio do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e demais entidades

30/08/2013

Pelo terceiro ano, a Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral) promove o Festival de Turismo do Litoral do Paraná para discutir o desenvolvimento econômico e social por meio do turismo e oportunidades de negócios na região. A abertura foi realizada ontem a noite (29), no Caiobá Praia Hotel, em Matinhos, e reuniu lideranças, empresários e comunidade.

O evento que segue até sábado (31), conta com o patrocínio do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Sebrae/PR, Macboot, BWT Operadora de Turismo e Serra Verde Express, Serra da Graciosa Premium e tem como parceiros estratégicos a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (Abih), Secretaria de Turismo do Estado do Paraná, Fomento Paraná, Prefeitura de Matinhos, UFPR Litoral, e da Ecovia. E apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel), da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav/PR), da, da BWMídia, e do Caiobá Praia Hotel.

De acordo com o presidente da Adetur Litoral, Adalto Mendes Lüders, o evento tem o objetivo de reunir informações para desenvolver os negócios da região, divulgar as atrações do litoral para os operadores de turismo e integrar os sete municípios da região: Matinhos, Paranaguá, Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Guaratuba, Antonina e Morretes. Ele também adiantou sobre a realização da 4ª edição do Festival, que será realizada na cidade de Pontal do Paraná no ano que vem.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, também participou da solenidade de abertura do Festival. Ele comentou sobre as ações realizadas pelo Sistema nos municípios do litoral, desde o Sesc Triathlon que completou 25 anos neste ano, até os cursos ofertados pelo Senac Caiobá, o qual deve completar 1.000 alunos capacitados até o final do ano. “Temos um litoral com condições de desenvolvimento. Nós, do Sistema Fecomércio, estamos fazendo nossa parte. Precisamos unir forças, qualificar a mão de obra, tornar o comércio local mais competitivo, estar cada vez mais preparados para atender a população e os turistas. Esse esforço conjunto é que vai fazer com que o nosso litoral cresça”, salientou.

O secretário de Estado de Turismo, Jackson Pitombo, também citou as ações que o governo do estado vem desempenhando na região litorânea. Ele vê o turismo como eixo do desenvolvimento econômico e acredita nas oportunidades que a região terá em 2014, devido a proximidade das cidades do litoral com uma das cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo, Curitiba. “Temos esse convencimento e trabalhamos para tornar o litoral do Paraná um lugar de destaque”, enfatizou.

O vice-prefeito de Matinhos, Gentil Arzão, ressaltou as belezas do litoral paranaense e a importância de evidenciá-las e atrair cada vez mais pessoas para os municípios que a compõem. “Todos aqui hoje temos um objetivo em comum: fomentar o turismo. Precisamos unir forças e mostrar quão lindo é o nosso litoral”, proclamou.

Diversas autoridades participaram da solenidade. Entre elas, o o coordenador do curso de Turismo da UFPR Litoral, Luiz Ernesto Brambatti – representando o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho; o prefeito de Pontal do Paraná, Edgar Rossi; o deputado Estadual, Alceu Maron Filho; o presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (Seha), Marco Antonio Fatuch; a presidente do Paraná Turismo, Juliana Vosnika; o presidente da Abih, Henrique Lenz Filho; o diretor executivo do Sindetur, Ademir Barboza; a coordenadora de Relações Institucionais da Fomento Paraná, Cíntia Aumann; o assessor da Fecomércio para Assuntos do Litoral, Sérgio Juarez Tavares; o presidente da Abav Paraná, Roberto Bacovis; a diretora comercial do Centro de Convenção de Curitiba, Jussara Bassi; secretários municipais, vereadores, vice-prefeitos e representantes de entidades também participaram da abertura do 3º Festival de Turismo do Litoral do Paraná.

Homenagens
No início da solenidade, o presidente da Adetur Litoral, Adalto Mendes Lüders, prestou homenagem ao ex-diretor da Câmara de Turismo da Fecomércio PR, Emerson Jabur, falecido recentemente. Para ele, Jabur será lembrado como um grande apoiador do turismo do estado, principalmente do litoral. Durante a reunião do Conselho Estadual de Turismo, também realizada ontem (29), em Matinhos, o gerente de Turismo Social do Sesc PR, Leonir Vicenzi, também homenageou o ex-diretor de Turismo da Fecomércio PR.

Na solenidade de abertura do 3º Festival de Turismo do Litoral do Paraná foram homenageados com o prêmio “Ser caiçara”, o coordenador estadual do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho; a assessora técnica da Secretaria Estadual de Turismo, Deise Bezerra; o gerente de contrato da Ecovia, Vinicius Kaminski; o empresário Carlos Gnata, proprietário da Pousada Enseada das Conchas, recebeu o certificado de sócio Benemérito da Adetur Litoral; o empresário Eduardo Maranhão, proprietário do Hotel Camboa, também foi homenageado com o prêmio “Ser caiçara” e o título de sócio Benemérito da Adetur Litoral.

Um coquetel com pratos típicos do litoral paranaense foi servido pela equipe de instrutores e alunos de Cozinheiro e Confeiteiro (pelo PSG) e de Garçom (pelo Pronatec) do Senac Caiobá. Chefs da entidade também participarão do festival com demonstração da gastronomia litorânea no sábado (31), na UFPR Litoral. O festival cont com 20 estandes e a programação completa pode ser obtida pelo 3º Festival do Litoral do Paraná pelo site www.festivaldolitoral.com.br

30/08/2013 às 18:52