28/08/2023
De volta ao Centro Cívico de Curitiba, a Corrida do Facho, realizada ontem (27) pelo Exército Brasileiro em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, contou com 579 atletas. Um recorde de participação na prova que chega a 84ª edição.
“É um momento de festa, pela Semana do Soldado, uma corrida que nasceu dentro da ideia de comemorar o Dia do Soldado há 83 anos e que contou com o recorde de participantes, 54 equipes, sendo 11 femininas, de Santa Catarina e do Paraná”, afirmou o General de Divisão José Ricardo Vendramin.
A prova é dividida em quatro categorias – Feminina, Convidados, Subunidade do Exército e Unidade do Exército – sendo a última, a mais importante e com maior número de baterias. A equipe do 13º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) de Ponta Grossa foi o vencedor da categoria Unidade.
“Essa é uma competição muito importante, que para além da parte histórica são os valores que ela desperta. Pouco importa para nós quem ganhou, mas a relação de parceria entre as equipes e entre nós militares e a Fecomércio, o Governo do Paraná. Uma parceria de integração, de sucesso, que faz com que ela tenha esse brilho no dia de hoje” declarou o General de Brigada Ricardo Santos Taranto.
“O Exército Brasileiro sempre tem ajudado a nossa Federação do Comércio, o Sesc, o Senac. Nós temos parcerias em diversas ações, como no recolhimento da Campanha do Agasalho e dos Brinquedos, e aqui nós ajudamos na Corrida do Facho. Sou do tempo em que a corrida era com facho na mão que saia de Quatro Barros até chegar no Centro de Curitiba. Hoje mudou tudo, mas continua sendo uma coisa extraordinária que é o congraçamento entre a população e o Exército Brasileiro”, destacou Darci Piana, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador.
A primeira edição da Corrida do Facho ocorreu no dia 25 de agosto de 1937, sendo organizada pelo Círculo Militar de Curitiba, em comemoração ao Dia do Soldado. A prova foi noticiada pelos principais veículos de imprensa local e teve início às 18h30, com largada na Estrada da Graciosa e chegada à Avenida João Pessoa, perfazendo um total de 30 quilômetros. Nesse percurso, os atletas se revezavam a cada quilômetro, conduzindo o facho, em uma disputa entre as 10 organizações militares participantes. No decorrer dos anos, a competição foi modificada e passou a acontecer durante o dia.
O facho, ou tocha, foi substituído por um bastão, mas o tradicional nome “Corrida do Facho” foi mantido. Nos anos de 2020 e 2021, em virtude das restrições impostas pela COVID-19, a prova não foi realizada. Em 2022, devido ao retorno gradual das atividades em ambientes públicos, optou-se pela realização da prova no interior do Forte do Pinheirinho, área sob controle da 5ª Divisão de Exército.
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.