Consumidor paranaense prefere o comércio de rua

O centro da cidade é o local preferido pelos paranaenses para fazer as compras de Natal. Pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR), revela que 60% das pessoas preferem comprar os presentes para familiares e amigos em lojas de rua, enquanto 32% optam pelos shoppings e apenas 8% acham […]

19/12/2013

O centro da cidade é o local preferido pelos paranaenses para fazer as compras de Natal. Pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR), revela que 60% das pessoas preferem comprar os presentes para familiares e amigos em lojas de rua, enquanto 32% optam pelos shoppings e apenas 8% acham mais prático comprar pela internet.

O horário estendido no comércio, adotado por grande parte das lojas do Estado, motiva os consumidores a gastar mais, sendo 69% dos entrevistados afirmaram que a possibilidade de fazer suas compras após o horário de expediente é um grande facilitador.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, os centros das cidades concentram uma variedade muito grande de lojas, que atendem todas as classes sociais. “Mesmo com a instalação de diversos shoppings centers, inclusive no interior, os consumidores gostam de andar pelos calçadões das cidades, entrar e sair de várias lojas, e fazer suas compras a céu aberto”, justifica. Por outro lado, os shoppings oferecem mais segurança e horário diferenciado, além de funcionarem nos domingos e feriados. “Com a proximidade do Natal, o comércio fica aberto até mais tarde. As pessoas saem às ruas para comprar e também para conferir a decoração natalina, levando toda a família para este passeio de compras”, enfatiza Darci Piana. Para ele, mesmo com o passar dos anos, o tradicional comércio de rua sempre terá seus adeptos. “Faz parte da história e da cultura das pessoas fazer suas compras nos centros urbanos”, complementa.

Durante a sondagem da Fecomércio PR, 62% das pessoas afirmaram que vão presentar alguém no Natal e 56% planejam investir mais em presentes do que no ano passado.

A maioria, 52%, planeja gastar entre R$ 201 e R$ 500 em presentes, enquanto 35% mostraram-se comedidos e objetivam gastar R$ 200 ou menos. Os presentes na faixa de R$501 a R$1.000 são a escolha de 9% e 4% pretendem gastar mais de R$ 1.000.

O número de pessoas a serem presenteadas será maior do que no Natal passado para 54% dos consumidores. Entre os entrevistados, 63% afirmaram que vão comprar presentes para no máximo cinco pessoas, enquanto 29% demonstraram interesse em presentear entre seis e dez pessoas e 8% disseram que irão presentear mais de 10 pessoas na data mais importante do ano para o comércio.

19/12/2013 às 18:06