Consumidor dá valor ao bom atendimento

Pesquisa da Fecomércio PR revela que bom atendimento conta mais do que preço baixo na hora de comprar

08/11/2013

Para os consumidores paranaenses, bom atendimento é mais importante do que preço baixo. A análise é da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio PR), feita a partir de sondagens que revelam as preferências dos compradores.

Em duas datas especiais do comércio, a população foi questionada sobre o que mais motiva a compra. Surpreendentemente, na pesquisa para o Dia dos Pais, 39% dos entrevistados afirmaram que preferiam ser bem atendidos. Na segunda posição ficou a qualidade do produto, com 36%, e o preço em último lugar com 25% das respostas.

A mesma questão foi levantada na sondagem para o Dia das Crianças, quando 44% dos consumidores revelaram que a qualidade do produto é fator primordial na decisão de compra quando se trata de presentear uma criança. Já 39% responderam que o bom atendimento também é de grande motivação. E o preço ficou novamente como último atributo considerado, com 17%.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, esses índices mostram que os paranaenses estão dispostos a investir, principalmente na hora de presentear. “O preço dos produtos não é empecilho para fechar uma venda, apesar de importante ao consumidor, como mostra a pesquisa. Pelo contrário, é o último quesito avaliado. A compra é uma experiência repleta de elementos intangíveis, como a empatia estabelecida entre comprador e vendedor. O bom atendimento é o primeiro passo para criar o vínculo com o cliente e se essa experiência for ruim a venda não acontece, não importa o preço”, avalia.

As empresas do comércio já possuem essa percepção, tanto que na última Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio, também elaborada pela Fecomércio PR, o atendimento às necessidades do cliente foi citado como a estratégia de venda mais utilizada e é também a área para a qual a organização despende o maior esforço.

“Se o desejo do cliente é ser bem atendido, cabe ao empresário incentivar não somente aos vendedores, mas toda sua equipe, a aprender novas técnicas, buscando instituições ou consultores especializados no assunto”, reitera Piana. O presidente do Sistema Fecomércio ressalta ainda que essa qualificação deve ser estendida aos vendedores temporários, contratados para auxiliar no movimento extra de fim de ano. “É comum contratar colaboradores temporários sem experiência, mas o empresário precisa ficar alerta, pois o despreparo desse profissional pode afugentar o freguês para sempre”, adverte.

Para isso ele cita os cursos na área de vendas ofertados pelo Senac em todas as suas 34 unidades do Estado. Dentre as possibilidades, existem cursos rápidos com duração de uma semana, além das capacitações e os cursos técnicos, presenciais ou a distância, que proporcionam uma formação completa aos profissionais do comércio. Muitos desses cursos são gratuitos para a população, que pode se inscrever nas vagas ofertadas pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG) ou pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Assessoria de Imprensa:
Karla Santin – karla@pr.senac.br