21/11/2024
Quinhentos alunos envolvidos e 105 micro e pequenas empresas atendidas foram alguns números do projeto Consultoria Solidária apresentados na manhã de hoje (21) no auditório da FAE Centro Universitário. A terceira edição do projeto realizado em parceria pela Fecomércio PR, Sebrae/PR e a FAE Centro Universitário entregou resultados que impactam positivamente a carreira dos alunos e os empresários paranaenses.
“‘Não há maior prova de amor do que doar a vida pelo irmão, pelos amigos e pelas pessoas que tanto necessitam’ disse o evangelho de São João”, começou seu discurso o coordenador do FAE Social, Frei Claudino Gilz, ao relatar sobre a empatia dos alunos pelos empresários ao se colocarem no lugar do próximo para ajudar e zelar “pela boa gestão do sonho dos micro e pequenos empreendedores”.
O projeto realizado ao longo do segundo semestre ofereceu consultoria gratuita para identificar as principais dificuldades de micro e pequenos empreendedores da Região Metropolitana de Curitiba. Além de analisar os entraves das empresas, os alunos tinham a missão de entregar soluções.
Alguns trabalhos foram apresentados em vídeo em formato de pitchs (apresentações rápicdas) e dois grupos discursaram para o público o que vivenciaram na prática, um deles foi o grupo de Laiane Eckel. “É muito gratificante e traz uma experiência muito profissional pra nossa carreira”, disse a estudante.
Segundo o professor e gestor operacional do projeto Consultoria Solidária, Valter Pereira Francisco Filho, os alunos tiveram “um aprendizado muito grande, tendo contato com a realidade do pequeno empreendedor. Sentindo na pele as suas dificuldades, as carências, a falta de recursos que ele tem e podendo buscar alternativas que sejam interessantes pra ele implementar melhorias no negócio e dar uma maior sustentabilidade”.
A dinâmica teoria e prática do projeto foi enfatizada pelo diretor-geral do Grupo Educacional e reitor da FAE, Jorge Apóstolos Siarcos. “Está no DNA da FAE ir além da teoria. Vocês viram as dores dos empresários do Brasil em várias áreas. Pode ser que eles não apliquem todas as sugestões que vocês apresentaram, mas vocês mostraram que há um caminho para melhorar o seu negócio. É difícil mensurar o quanto isso para vale para essas pessoas”, comentou.
O diretor de administração e finanças do Sebrae/PR, José Gavaneto, destacou os ganhos com o projeto. “A missão do Sebrae é fazer com que as MPEs possam crescer e fortalecer a economia paranaense, que já é a quarta maior do Brasil. Nosso público está sendo atendido, os alunos podem se tornar consultores, abrir empresas de consultoria e ajudar nessa missão tão importante. Vocês me fizeram lembrar quando eu comecei: da empatia pelo empreendedor”, discursou.
Após acompanhar os resultados do projeto, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, lembrou de outras peças-chaves que podem ajudar os empresários. “A gente precisa juntar as cooperativas de crédito e a Agência de Fomento do Estado para que esses alunos ensinem como se fazem os empréstimos para formar o capital de giro, as informações e estrutura necessárias para essas empresas. Recebendo o reforço financeiro eu tenho certeza de que daremos um passo extraordinário para o progresso dessas empresas”, acrescentou Piana.
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.