Janeiro tem resultado promissor no Paraná

Vendas do varejo paranaense em janeiro crescem 3,93% em comparação a 2023

14/05/2024

As vendas do varejo paranaense em janeiro foram 3,93% maiores do que no mesmo mês de 2023, conforme monstra a Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Os melhores desempenhos foram verificados pelas lojas de departamentos (21,58%), concessionárias de veículos (10,15%) e supermercados (8,94%). Por outro lado, alguns setores apresentaram retração no primeiro mês do ano, especialmente as óticas, cine-foto-som (-6,15%), materiais de construção (-6,07%) e livrarias e papelarias (-4,61%).

Na comparação com dezembro, mês de volume extra nas vendas, como já é tradicional, observa-se redução de 14,69%.

O Sudoeste foi a região do estado com maior crescimento nas vendas em janeiro, com elevação de 8,44% na comparação com janeiro do ano anterior, impulsionada pelo movimento das lojas de departamentos (25,14%), móveis, decorações e utilidades domésticas (13,06%), calçados (9,85%) e concessionárias de veículos (9,76%).

O comércio da região de Ponta Grossa também teve bom resultado em janeiro, com crescimento de 5,47% na variação anual, seguido pela região de Londrina (4,66%), Oeste (3,87%), Curitiba e Região Metropolitana (3,67%) e Maringá (2,91%).

GRÁFICOS

Assessoria de Imprensa:

Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335

Publicado por Karla Santin

14/05/2024 às 11:24