24/05/2021
O agravamento da pandemia no país e no Paraná vem afetando a confiança dos empresários. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), aferido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), caiu 5,0% em maio. Ao baixar para 98,0 pontos, chegou ao patamar de insatisfação pela primeira vez em sete meses, por estar abaixo dos 100 pontos. A redução do ICEC foi mais acentuada no Paraná do que na média nacional, que teve redução de 1,2% em relação a abril.
A avaliação das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) teve a maior influência desta redução, com baixa de 10,8% na comparação com abril, ao atingir apenas 63,5 pontos. Com 135,2 pontos, as Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) ainda são consideradas satisfatórias, mas tiveram diminuição de 3,3% na variação mensal. O aspecto Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) está em 95,3 pontos e teve queda de 3,2% ante abril.
Apesar da redução no Índice de Confiança do Empresário, as empresas de maior porte (com mais de 50 empregados) continuam os mais confiantes: o indicador subiu 1,1% em relação ao mês anterior, ao passar de 123,5 pontos em abril para 124,8 pontos em maio; e todos os subíndices se mantêm acima dos 100 pontos desde setembro de 2020.
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.