CNC celebra 75 anos de história

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – entidade máxima do empresariado comercial brasileiro – comemora hoje, 30 de novembro, 75 anos de fundação. Criada por empresários para defender a livre iniciativa e para garantir um ambiente favorável aos negócios e à competividade, a CNC teve como primeiro presidente João Daudt d´Oliveira […]

30/11/2020

Em 10 de janeiro, de 1946, toma posse a primeira Diretoria da CNC. É formalizada a Carta da Paz Social e criado o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), para profissionalização de trabalhadores do comércio. Em setembro, é ratificada a criação do Serviço Social do Comércio (Sesc), focado em promover a qualidade de vida dos trabalhadores, oferecendo serviços de educação, saúde, cultura, lazer, turismo e assistência social. Hoje, Sesc e Senac estão presentes em todos os estados da federação e em mais de 2 mil municípios, sendo as instituições com maior capilaridade no território nacional.

A CNC é presidida atualmente por José Roberto Tadros, que também preside o Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae. Além disso, a CNC coordena um sistema que conta com 34 federações, 1.000 sindicatos e representa 4,5 milhões de empresas do comércio de bens, serviços e turismo. “A CNC pelo trabalho social que realiza no país, assim como as demais entidades do Sistema S, é um exemplo para a busca da igualdade e da justiça social para todos os brasileiros”, declara o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana.

Celebrações

Para celebrar a data, a Confederação lança uma campanha comemorativa em rádio, TV, jornais e redes sociais. Além disso, está desenvolvimento o Memorial do Comércio – uma exposição permanente sobre o setor, que terá versão digital – além livro CNC – 75 anos, que conta em detalhes o surgimento, consolidação e transformações da Confederação e um site da campanha, onde a versão digital da publicação estará disponível. “O livro CNC – 75 anos é um resumo da já longa trajetória que estamos percorrendo. Nele estão os resultados do trabalho de gerações de líderes e profissionais que ajudaram a escrever cada página dessa história com dedicação, talento e uma visão de Brasil grande, com um setor terciário forte e próspero”, afirma Tadros.

Publicado por Silvia Bocchese de Lima

30/11/2020 às 11:22