Cidades ganham com SmartCity

Possibilidades de transferência de tecnologia e sistemas de inovação para as cidades. Este foi o saldo da segunda edição do SmartCity Business, que encerrou ontem (30), na ExpoUnimed, em Curitiba. Em clima de confraternização e negócios prósperos os patrocinadores, autoridades e convidados participaram de café da manhã com o tema BNDES e as cidades inteligentes. […]

01/04/2016

Crédito: Bruno Tadashi

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; o representante da comitiva do Consulado Inglês, David King; e o
presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana

Possibilidades de transferência de tecnologia e sistemas de inovação para as cidades. Este foi o saldo da segunda edição do SmartCity Business, que encerrou ontem (30), na ExpoUnimed, em Curitiba. Em clima de confraternização e negócios prósperos os patrocinadores, autoridades e convidados participaram de café da manhã com o tema BNDES e as cidades inteligentes. O evento, já decretado oficial no calendário da capital, pelo prefeito Gustavo Fruet, reuniu comitivas das iniciativas pública e privada de pelo menos sete países: Chile, China, Bolívia, Itália, Inglaterra, Quênia e Brasil.

Durante toda tarde grande público participou de fóruns de discussões. A plenária de encerramento foi a última atividade, no fim da tarde, que tratou sobre o Estatuto da Metrópole e os desafios pra as Regiões Metropolitanas.

Reunião de prefeitos

Na terça-feira (29) prefeitos de diversos países reuniram-se em almoço de relacionamento, que contou com a participação do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana, do prefeito de Curitiba Gustavo Fruet, e da comitiva da Inglaterra, com representantes do Consulado e da Embaixada britânicos.

“Tive a oportunidade de conversar com a comitiva de empresários ingleses sobre soluções para o metrô, inovações tecnológicas no transporte público, apresentar a eles nosso ônibus híbrido – que só existe aqui e na Suécia. Também falamos sobre o uso de fontes renováveis, a exemplo os veículos elétricos”, contou Fruet. O prefeito apontou que encontros iniciais como este permitem futuras negociações entre os países, como a decorrente da edição passada do SmartCity, que viabilizou o fornecimento de tecnologia para o transporte público em Curitiba, por parte de uma empresa chinesa.

O representante da comitiva do Consulado Inglês, David King, parabenizou a cidade pelos seus 323 anos, comemorados na data do almoço e garantiu que do encontro surtirão boas negociações. Ele também falou sobre a importância da atuação dos prefeitos, pois são eles que detêm as oportunidades de transformação nas cidades. Em sua primeira vez na sua capital paranaense, destacou sua impressão dos pontos positivos. “Uma cidade muito limpa, com um sistema de trânsito que serve de exemplo para o resto do mundo”.

Motivo que faz a cidade sediar o evento, seu caráter de inovação é apresentado aos visitantes. Este foi um dos motivos de visibilidade do evento e maior público para este ano, conforme apontamentos do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana. “O evento cresceu e trouxe entidades que podem unir-se ao poder público. Todos serão beneficiados, os que vendem e os que compram os serviços, a população e as cidades envolvidas”, pontou.

Troca de experiências marca encontro de prefeitos e CEOs

Crédito: Bruno Tadashi

Encontro de prefeitos e CEOs

Após o almoço foi a vez de representantes das cidades trocarem experiências e tratarem sobre sistemas inovadores durante painel de discussão. Assuntos como iluminação pública, internet, segurança, mobilidade urbana, transporte público e energia foram pautas do encontro.

Um dos destaques entre os projetos de inovação foi apresentado pelo prefeito de Limeira (SP), Paulo Hadich. A cidade, vítima de problemas com segurança, hoje conta com um sistema batizado de Muralha Digital, que consiste em um equipamento capaz de fotografar placas e veículos suspeitos de roubo ou furto, ou utilizados para a ação destes crimes. Os dados são passados pelo dispositivo via sistema.

Já o presidente Piana apresentou todo o processo de revitalização de centros comerciais que o Sistema Fecomércio PR vem realizando nos últimos anos. Como o restauro do Sesc Paço da Liberdade, que culminou com a recuperação do entorno e deu novos ares ao comércio local; molde aplicado para o Sesc Cadeião, unidade cultural de Londrina, e implantado em outras cidades como Castro, Maringá, Francisco Beltrão, Paranaguá e Ponta Grossa. “Precisamos mobilizar as entidades do setor público e do privado para a recuperação desses espaços”, explicou.

Prêmio InovaCidade destaca idealização de Piana

3 O presidente Piana participou da entrega do premio

O presidente Piana participou da entrega do prêmio

Durante jantar de Gala, no dia 29, foi realizada a solenidade de entrega do Prêmio InovaCidade 2016, que chega a sua quarta edição considerado como o mais importante da América Latina para as “cidades inteligentes”. Receberam troféu os melhores projetos e iniciativas que agregam à qualidade de vida de acordo com os temas do SmartCity Business.

O discurso do presidente do Instituto Smart City, Leopoldo Albuquerque, destacou o envolvimento do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, para a implementação do evento em Curitiba. “Foi ele quem me apresentou Curitiba, em 1993. Anos depois, graças a sua compreensão da importância de evento empenou-se para a realização desde a primeira edição”, salientou Albuquerque.

O secretário do Planejamento, Sílvio Barros, que representou o governador do Paraná, Beto Richa, falou que Curitiba tem em seu DNA a inovação e que é um privilégio contar com um conjunto de inteligência no estado. “As soluções tecnológicas são fundamentais, mas gostaria de frisar que elas não estão nos softwares e sim nas pessoas”.

Texto: Karen Bortolini

01/04/2016 às 14:11