09/08/2024
Em 7 de agosto, os membros efetivos das Federações estaduais que compõem o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Cetur/CNC) estiveram reunidos na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
Conduzido por Alexandre Sampaio, diretor da Confederação e que coordena o Cetur, o encontro apontou o andamento de ações do grupo para o desenvolvimento do setor e defesa de interesses dos empresários de diferentes segmentos do turismo brasileiro. Os representantes e líderes das Federações estaduais e do trade turístico presentes no encontro conheceram os avanços do movimento Vai Turismo, com foco do Painel de Inteligência Competitiva do Turismo, criado para mapear, tratar e analisar dados do setor para incrementar a assertividade de políticas públicas.
Alexandre Sampaio reforçou que “nesta terceira fase do Vai Turismo, estamos mais estruturados, por isso queremos hoje suscitar que as Federações do Comércio, através de seus Conselhos, utilizem o Painel de Inteligência Competitiva do Turismo e interajam com suas secretarias de turismo, estaduais e municipais. Esse é um processo de troca de ideias, divulgação de como estamos avançando na potencialização do Vai Turismo”.
Aline Lopes, gerente do Cetur, introduziu os próximos passos do Vai Turismo, movimento lançado em 2021, que já mapeou 405 projetos focados no setor, contemplando 27 Unidades Federativas, dados das Federações, Sesc, Senac, secretarias estaduais e Ministério do Turismo, e informações iniciais de seis municípios, com impacto de, aproximadamente, R$ 5,25 bilhões de investimentos no turismo brasileiro. Aline destacou a importância do empenho coletivo para aperfeiçoamento, coleta de dados e futuro uso de todo o potencial da ferramenta, a partir da “atuação em conjunto para captação de percepções de todo o país”.
De acordo com o coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio PR, Giovanni Bagatini, que participou do encontro dos membros da Cetur na CNC, o Paraná se destacou no Painel de Inteligência Competitiva do Turismo, sendo atualmente o segundo estado do Brasil com maior número de projetos estaduais identificados e em orçamento para o desenvolvimento do setor em seu território. “Temos um excelente relacionamento com a Secretaria Estadual do Turismo do Paraná, que utilizou como um de seus documentos norteadores de ações e políticas públicas estaduais de turismo as nossas recomendações do Vai Turismo e se empenhou conosco na identificação destes projetos. Esse trabalho conjunto tem mantido o Paraná entre os estados que mais crescem em turismo no Brasil nos últimos anos”, avalia Bagatini.
Instaurado durante a reunião, o novo Comitê de Inteligência Vai Turismo se propõe a ser um ambiente de governança, debate e proposições, que possibilite a integração do Sistema Comércio para contribuir para a contínua melhoria do movimento Vai Turismo, a qualificação e análise dos dados obtidos, a proposição de políticas públicas eficazes e o fortalecimento de um ambiente nacional de fomento ao turismo.
Fundado em 10 de agosto de 1955, o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade teve uma celebração adiantada durante o encontro. Seu coordenador, Alexandre Sampaio, exaltou a importância da criação do Cetur para “desenvolvimento e fortalecimento do setor”, além do papel visionário de seu fundador, o paraibano João de Souza Vasconcellos, terceiro presidente da CNC.
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.