Centro Integrado de Comando e Controle busca parceiros

Empresários podem participar do processo de implantação do sistema de monitoramento por câmeras em suas cidades. Saiba como.

29/03/2017

Telas do CICC em Curitiba. Foto: Banda B

A estrutura operacional de segurança impressiona e ocupa todo o 5º andar do prédio da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp), em Curitiba. Montado para a Copa do Mundo, em 2014, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) foi reformulado em 2015 e hoje monitora quase duas mil câmeras em Curitiba, Londrina, região da fronteira em Foz do Iguaçu, além de municípios na Região Metropolitana de Curitiba como São José dos Pinhais, Colombo e Quitandinha. Durante 24 horas, policiais militares e guardas municipais acompanham as ocorrências acionadas pelo 190, grandes eventos, presos e devedores com tornozeleira eletrônica, além da entrada e saída de veículos nos principais acessos. Um mundo de informações que, cruzadas, solucionam crimes, promovem prisões e aumentam a segurança da população.

Apesar dessa megaestrutura já estar em funcionamento, poucos municípios paranaenses utilizam o sistema, pelo desconhecimento de muitos prefeitos sobre a possibilidade de utilizar esta tecnologia. Outra barreira é o custo de implantação dos equipamentos de monitoramento. Hoje, de acordo com levantamento da coordenação da CICC, para implantar o sistema que “converse” com a tecnologia instalada na Central com, no mínimo, três câmeras, é necessário um investimento de R$ 297 mil. Por isso, a Sesp está estimulando a criação de parcerias público-privadas (PPPs) para a compra dos equipamentos.

O primeiro passo para uma prefeitura implantar o sistema de monitoramento em pareceria com o CICC é verificar se há um Conselho de Segurança (Conseg) na cidade. É por meio do Conselho que é possível comprar os equipamentos e fazer o monitoramento.

“A primeira e mais importante possibilidade para a instalação do sistema é por meio da atuação dos Conselhos de Segurança. Orientamos que se o Conselho não existe ou está inativo, é preciso reativá-lo. Damos toda assistência para isso. Hoje, mais da metade dos municípios não tem Conseg. Mas é por meio destes conselhos que começamos a integração para intensificar a segurança na cidade”, diz o secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita.

Com o Conseg ativo, basta o prefeito procurar o CICC para a implantação do sistema, que precisa ser feito dentro das especificações técnicas corretas.

Além da administração pública, o empresariado tem papel fundamental na interligação do sistema, através do financiamento para compra dos equipamentos, e principalmente, participando dos Conselhos de Segurança. Outra possibilidade que está em estudo é a interligação do Centro Integrado de Comando e Controle com sistemas de monitoramento particulares, já existentes em muitos estabelecimentos comerciais, a exemplo do projeto que em está em andamento na cidade de São Paulo.

Os empresários interessados em conhecer o CICC, podem entrar em contato com o Major Adilson, pelo fone (41) 3352-3990. E para mais informações sobre o Conseg, o contato é o Coronel Nelson Brito, pelo fone (41) 3262-3375.

Texto adaptado de Band B. Clique aqui para ver a reportagem completa.

29/03/2017 às 14:52