Centro Histórico Divertido movimenta o sábado dos curitibanos

07/10/2013

A alegria tomou conta das ruas do entorno do Centro Histórico de Curitiba no sábado (5). Em sua segunda edição, o evento promovido pela Rede Empresarial do Centro Histórico em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Sebrae/PR e Fundação Cultural de Curitiba, concentrou atividades voltadas para as crianças em 30 pontos da região.

Para celebrar o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, o Centro Histórico Divertido ofereceu ao todo 58 atividades. De acordo com o assessor técnico da Fecomércio PR, Paikan Salomon Mello e Silva, as atividades foram ampliadas nessa segunda edição do evento em diversos locais. “Além da Tenda Sesc, atividades foram realizadas nas Ruínas São Francisco e no Relógio das Flores, e contou também com a participação do Sesc Paço da Liberdade com o Sábado no Paço”, comentou ele sobre parte da programação oferecida pelo Sistema Fecomércio PR.

O Sesc PR montou a Tenda Sesc no Largo da Ordem com apresentações de teatro circense com a TripCirco e Cia. dos Palhaços, além de oficinas de circo ministradas pela TripCirco. No Relógio das Flores, o Coletivo Joaquina contou as histórias “Amor de circo” e “A bela adormecida”, além do cortejo pelas ladeiras do Largo, com A Bem Soada Cia. O Sesc também promoveu o Concerto em Ri Maior, com a Cia. dos Palhaços, no Palco Ruínas, nas Ruínas São Francisco.

No Sesc Paço da Liberdade, o Sábado no Paço trouxe jogos gigantes de xadrez e espaço para pintura. O Coletivo Joaquina também promoveu a contação de história “A bela adormecida” na tarde de sábado, no local. A gerente executiva do Sesc Paço da Liberdade, Celise Helena Niero, comentou que o projeto é fruto de um diálogo entre a unidade com os comerciantes  da região, o que resulta em atividades realizadas um sábado de cada mês.

O Senac participou do Centro Histórico Divertido com a oficina “Prevenção de acidentes na infância: uma atribuição do cuidador infantil”, ministrada pela instrutora Cleisy Mari Safiano, no Sesc Paço da Liberdade.

Centro Histórico Divertido

Para a consultora do Sebrae/PR, Walderes Bello, o Centro Histórico Divertido faz parte de um trabalho conjunto e que hoje se apresenta por meio de três ações que estão sendo realizadas para promover o cenário turístico, gastronômico e cultural da região. “Tivemos o Festival de Inverno do Centro Histórico, agora esse evento voltado para as crianças e ainda teremos o Natal no Centro Histórico que são algumas ações feitas em parceria com a Rede, o Sistema Fecomércio PR e com a Prefeitura de Curitiba voltados tanto para a família curitibana, como para aqueles que visitam nossa cidade e possam descobrir tudo aquilo que o Centro Histórico pode proporcionar”, ressaltou.

Segundo o presidente da Rede Empresarial do Centro Histórico, Fernando Portella, os eventos realizados na região têm refletido uma imagem positiva do Centro Histórico e contribuído para o aumento da clientela do comércio local. A Rede Empresarial conta hoje com 15 associados, que também tiveram atividades voltadas para as crianças durante o evento.

07/10/2013 às 13:41