26/03/2025
A atividade turística no Paraná registrou queda de 5,5% em janeiro de 2025 na comparação com dezembro de 2024, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa retração era esperada, considerando que muitas famílias curitibanas deixam a capital em busca de praias e outros destinos após o Natal. No Brasil, a redução foi ainda maior, chegando a 6,4%.
Na comparação entre janeiro de 2025 com o mesmo mês de 2024, houve expansão de 2,3% no Paraná, enquanto no Brasil o crescimento foi de 3,5% no mesmo período.
No acumulado fevereiro de 2024 até janeiro de 2025, os serviços relacionados ao turismo cresceram 7,1% no Paraná, desempenho significativamente superior à média do país, que foi de 3,8%. Com esse resultado, o estado ocupa a quarta posição no ranking nacional, ficando atrás apenas do Pará (+10,5%), Santa Catarina (+9,4%) e Bahia (+9,3%).
O crescimento expressivo no acumulado em 12 meses foi impulsionado pelo aumento das receitas em segmentos como restaurantes, transporte aéreo de passageiros, serviços de reservas relacionadas à hospedagem, serviços de bufê, espetáculos teatrais e musicais, além das agências de viagens.
“O desempenho positivo da atividade turística reflete um setor de serviços fortalecido, com baixa taxa de desemprego e expansão da renda na economia. Além disso, o avanço na infraestrutura turística do estado tem contribuído para o crescimento do segmento, tornando o Paraná um destino cada vez mais atrativo”, avalia o economista e assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi.
Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.