Turismo paranaense cresce acima da média brasileira no 1º semestre do ano

Paraná registra expansão de 5% no acumulado de janeiro a junho, enquanto a média nacional ficou em 1,3%

23/08/2024

A atividade turística paranaense apresentou crescimento de 5,0% no primeiro semestre de 2024, conforme mostram os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A média nacional ficou em 1,3% no acumulado de janeiro a junho.

De acordo com o economista e assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, esse desempenho positivo no estado foi impulsionado por aumentos significativos nas receitas de restaurantes, serviços de bufê, transporte aéreo de passageiros, hotéis, espetáculos teatrais e musicais, além de agências de viagens.

Na comparação de junho com maio, houve expansão de 2,1% no turismo do Paraná, após ter registrado queda em maio. A média nacional do mês foi um pouco maior, de 3,4% em junho.

Em uma análise comparativa entre junho de 2024 e junho de 2023, o setor turístico brasileiro cresceu 3,9%, impulsionado principalmente pelas receitas de empresas que atuam nos segmentos de restaurantes, transporte aéreo de passageiros, hotéis, agências de viagens e serviços de reservas relacionadas a viagens. O Paraná, acompanhando essa tendência, registrou expansão ainda mais expressiva, de 5,8% no mesmo período, reforçando seu papel de destaque no cenário turístico nacional.

Nos últimos 12 meses, o turismo teve alta de 6,9% no Paraná e elevação de 3,4% no país. Mesmo com os bons indicadores, observa-se uma desaceleração da atividade turística nos últimos 12 meses, no Brasil e no Paraná. “Essa desaceleração do crescimento da atividade turística indica uma acomodação do setor, que havia experimentado uma expansão significativa em 2022 e 2023 devido à recuperação pós-recessão causada pela pandemia de covid-19”, avalia Dezordi.

Confira o Boletim do Turismo, elaborado pela Assessoria Econômica da Fecomércio PR.

BOLETIM DO TURISMO

Assessoria de Imprensa:

Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335

Publicado por Karla Santin

23/08/2024 às 09:52