18/11/2024
O setor de comércio do Paraná registrou, em setembro, o maior crescimento no volume de vendas entre os estados do país, com alta de 20,5% em relação a agosto, conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em nível nacional, o varejo ampliado cresceu 1,8%.
Na comparação com setembro de 2023, o Paraná também apresentou crescimento expressivo, com aumento de 20,4% nas vendas. No acumulado do ano, de janeiro a setembro, o comércio varejista ampliado no estado registrou avanço de 7,2%, superando a média nacional de 4,5%. Em 12 meses, enquanto o crescimento nacional foi de 3,8%, o Paraná se destacou com elevação de 5,1%.
Segundo o economista e assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, o expressivo crescimento no Paraná reflete um mercado de trabalho vigoroso e dinâmico. “O comércio varejista ampliado, que inclui a venda de veículos e materiais de construção, está em plena expansão. Em setembro, registramos o maior crescimento mensal entre os estados da Federação”, destaca.
As atividades com maior crescimento no Paraná em setembro, em relação ao mesmo período do ano anterior, incluem veículos e motocicletas (90,3%), material de construção (21,0%), móveis e eletrodomésticos (15,7%), artigos farmacêuticos (10,5%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (9,2%).
No entanto, de janeiro a setembro, houve retração em segmentos como combustíveis e lubrificantes (-8,2%) e livros, jornais, revistas e papelarias (-10,3%).
Assessoria de Imprensa:
Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.