NOTÍCIAS

Curitibanos terão o maior tíquete médio nesta Black Friday

Sondagem da Fecomércio PR e Sebrae/PR revela que 40,1% veem vantagem na data, com tíquete médio de R$ 1.092,61

05/11/2024

Sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) em parceria com o Sebrae/PR revela que 37,9% dos paranaenses veem vantagem na Black Friday. Os mais animados para a data são os consumidores da região Noroeste, com 45,8%, seguidos pelos curitibanos (40,1%), região Sul (39,5%), Centro-Sul e Campos Gerais (38,8%), Oeste (38,4%), Leste (35,4%) e Norte (28,9%).

De olho nas oportunidades da data, 63,9% dos curitibanos afirmam que aguardam a campanha promocional para fazer suas compras, enquanto 23,7% consideram a possibilidade de adquirir algum item, dependendo das ofertas.

Entre os curitibanos, 23,7% têm o hábito de comprar mais durante a Black Friday, enquanto 56,7% preferem avaliar com cautela as ofertas, comprando apenas se o desconto for realmente atrativo. Apenas 19,6% não se empolgam com a data.

Produtos mais procurados em Curitiba

Os consumidores da capital procuram principalmente por descontos nos eletrônicos (58,3%) e eletrodomésticos (36,5%), além de itens de vestuário e calçados (22,9%), viagens e turismo (16,7%) e cursos (7,3%).

Tíquete médio e pesquisa de preços

A pesquisa também mostra que 85,6% dos consumidores planejam fazer uma avaliação prévia de preços, e 33% intensificam as comparações na semana que antecede a data.

O tíquete médio dos curitibanos é o maior do estado, no valor de R$ 1.092,61. Os homens devem gastar um pouco mais, com um tíquete médio de R$ 1.216,28, enquanto o público feminino deve desembolsar em média R$ 974,26.

Antecipação das compras de Natal

Além disso, a Black Friday representa uma oportunidade para as compras de Natal. De acordo com a sondagem, 15,2% dos curitibanos aproveitam as promoções para adiantar esses presentes, enquanto 37,2% consideram a possibilidade, dependendo das condições e dos descontos oferecidos.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, a pesquisa reflete a tendência de consumo no Paraná para uma das principais datas do comércio, apontando que o planejamento e a comparação de preços seguem como fatores decisivos para a maior parte dos consumidores. “De forma geral, é uma oportunidade para antecipar as compras de Natal, renovar os eletrônicos e economizar em bens duráveis, que são naturalmente mais caros. E, inclusive, no momento pré-Black Friday, é possível encontrar boas ofertas e promoções, pois além desses descontos estarem disseminados em diversos setores econômicos, tanto de produtos e serviços, eles não se limitam mais a um dia, nem a uma semana, podendo se estender por períodos maiores”, afirma.

A coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, avalia que a data no calendário do consumidor segue ganhando força e, por isso, os negócios precisam se preparar para o período, seja na gestão de estoques, negociação com fornecedores, aproximação com empresários vizinhos e potenciais parceiros, capacitação da equipe e organização do ambiente.

“O período representa uma oportunidade, acentuada ainda com essa mudança no comportamento do consumidor, pois a data vem se consolidando e se tornando mais visada do que em qualquer outra época do ano. Esse momento é ideal para que quem empreende concentrar seus esforços nos canais de atuação, focando em chegar de forma assertiva no cliente, seja no físico ou digital”, aponta.

Gráficos da região

 

Assessoria de Imprensa:

Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335

Publicado por Karla Santin

05/11/2024 às 08:55

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.