Banco da Mulher Paranaense estimula empreendedorismo feminino

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o vice-governador e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, lançaram nesta terça-feira (24) o programa Banco da Mulher Paranaense. Destinado a estimular o empreendedorismo feminino no estado, o programa será gerenciado pela Fomento Paraná e terá financiamentos com taxas de juros mais baixas para apoiar […]

25/09/2019

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o vice-governador e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, lançaram nesta terça-feira (24) o programa Banco da Mulher Paranaense. Destinado a estimular o empreendedorismo feminino no estado, o programa será gerenciado pela Fomento Paraná e terá financiamentos com taxas de juros mais baixas para apoiar pequenos negócios dirigidos por mulheres.

O crédito poderá ser acessado por empreendimentos da indústria, do comércio ou de serviços que tenham participação de mulheres como proprietárias ou sócias.

São dois tipos de financiamento, conforme o porte do empreendimento. As linhas de microcrédito, em valores de R$ 1 mil a R$ 20 mil, podem ser acessadas por Microempreendedoras Individuais (MEI), microempresas e também empreendimentos informais ou profissionais autônomas, com faturamento anual de até R$ 360 mil. A taxa de juros é a partir de 0,98% ao mês, com 36 meses para pagar e carência de até três meses

Nas linhas para micro e pequenas empresas, para empreendimentos em solo paranaense e com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões, o crédito varia de R$ 20 mil a R$ 500 mil, com taxa de juros a partir de 0,48% ao mês. O prazo para pagar é de até 60 meses (120 meses para energias renováveis) e a carência incluída no prazo varia de três até 24 meses.

O grande atrativo, afirmou o governador, são as taxas de juros abaixo do mercado e outros benefícios que darão mais oportunidades para as mulheres tocarem seus negócios. “Nosso objetivo é fazer com que a mulher paranaense possa abrir ou ampliar negócios, gerar empregos e conquistar seus sonhos. As paranaenses não vão mais precisar bater em porta de banco, porque esse programa oferece crédito rápido e juros decentes”, disse Ratinho Junior.

De acordo com a coordenadora estadual da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) da Fecomércio PR, Cláudia Regina Colpi, o número de mulheres empreendedoras vem crescendo no Paraná. “Nos últimos 15 anos, houve um aumento de 15% segundo pesquisas. O programa Banco da Mulher Paranaense, pela Fomento Paraná, vem para ajudar essas empreendedoras a crescer e também estimular o empreendedorismo no estado”, avalia.

Além do crédito, o programa possibilitará o apoio financeiro por meio da participação no risco dos negócios, através do Fundo de Capital de Risco (FCR), que está sendo estruturado pela Fomento Paraná para apoiar startups e empresas de bases tecnológicas.

Assinaturas

Na solenidade, o governador também assinou o decreto que restabelece o Sistema Paranaense de Fomento e a lei que regula a equalização de juros para concessão de créditos a empreendedores, na qual o programa está respaldado. Também foram assinados os dois primeiros contratos do programa, com as empreendedoras Luciana Lemes e Marina Rigoni.

Além disso, houve homenagens às madrinhas do Banco da Mulher Paranaense: a primeira-dama Luciana Saito Massa, a empresária Cristiane Mocellin e a criadora do Clube da Alice, Monica Berlitz. Elas contribuíram para a concepção e atuarão na difusão e mentoria permanente do programa.

Presenças

Centenas de empreendedoras participaram da solenidade, além de diversas autoridades, entre elas, o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves; o chefe da Casa Civil, Guto Silva; os secretários de Estado da Fazenda, Renê Garcia; da Saúde, Beto Preto; do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge; da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; e do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega; os diretores do BRDE, Wilson Bley e Luiz Carlos Borges da Silveira; o diretor-presidente da Paraná Desenvolvimento, Eduardo Bekin; o vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo Nauiack; a coordenadora da CMEG Paraná, Cláudia Regina Colpi, e a presidente da CMEG Curitiba, Luciana Burko Maciel, além de diversas associadas à CMEG.

25/09/2019 às 15:39