Atacado distribuidor cresce 5,2% e fatura R$ 287,8% em 2020

O estudo do Ranking ABAD/Nielsen 2021 – ano base 2020, realizado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) em parceria com a consultoria Nielsen, registra para o setor atacadista e distribuidor brasileiro crescimento de 5,2% em 2020, em termos nominais, com faturamento de R$ 287,8 bilhões, a preço de varejo. Em termos reais (número […]

12/05/2021

O estudo do Ranking ABAD/Nielsen 2021 – ano base 2020, realizado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) em parceria com a consultoria Nielsen, registra para o setor atacadista e distribuidor brasileiro crescimento de 5,2% em 2020, em termos nominais, com faturamento de R$ 287,8 bilhões, a preço de varejo. Em termos reais (número deflacionado), o crescimento foi de 0,7%, o que garantiu ao setor a participação de 51,2% no mercado mercearil nacional, avaliado pela Nielsen em R$ 562,3 bilhões no ano passado. Com pequena redução em relação ao ano anterior, essa participação permanece robusta e abrange mais de 50% do mercado pelo 16º ano consecutivo.

O Ranking ABAD/Nielsen, publicado desde 1994, analisa anualmente os resultados e a atuação dos agentes de distribuição de todo o país, com informações relevantes para orientar planos estratégicos e investimentos do Canal Indireto.

Os números apontam que a amostra formada pelas 660 empresas participantes do estudo faturou R$ 165 bilhões em 2020, representando uma fatia de 49,2% do faturamento total do setor, a preço de varejo. Os respondentes da pesquisa estão assim distribuídos: 136 do Centro-Oeste, 234 do Nordeste, 92 do Norte, 80 do Sudeste e 118 do Sul do País.

Destaques do Paraná e da Região Sul

O estudo do Ranking ABAD/Nielsen 2021 – ano base 2020 também divulgou a relação das dez maiores empresas do setor na região Sul e as Top 10 do estado do Paraná. O levantamento dá destaque ao Destro MacroAtacado, líder absoluto no estado do Paraná, com faturamento de R$ 1,785 bilhões e crescimento de 16% perante 2019. A empresa também integra a lista das Top 10 da Região Sul, em faturamento, na terceira colocação. Grupo Triunfante e Grupo Cantu são outras duas empresas paranaenses a integrar a lista. Já a Stampa Representações Comerciais se destacou por liderar as Top 10 Brasil na modalidade agente de serviços.

O estudo também apontou que a Região Sul responde por 14,9% do faturamento do setor e por 118 dos 660 respondentes da pesquisa. Desses, 44 participantes são do Paraná. Na análise por modalidade, a região se destaca ao responder por 40,2% do faturamento nacional dos agentes de serviços, a maior participação por região. Nessa modalidade, a região Norte responde por 24,3%, seguida das regiões Nordeste (15%), Centro-Oeste (13,6%) e Sudeste (6,9%).

Ainda segundo os dados da pesquisa, a atividade atacadista e distribuidora no estado do Paraná apresentou em 2020 crescimento de 26,6% em relação a 2019, alcançando faturamento total de R$ 7.153.140.994.

Acesse AQUI e confira os dados completos pelo site da Revista Distribuição.

Texto: Isabela Mattiolli

12/05/2021 às 11:45