Associação de Moradores do Conjunto Atenas I é beneficiada com doações da campanha estadual do Mesa Brasil

17/06/2020

Aproximadamente cem famílias atendidas pela Associação de Moradores do Conjunto Atenas I, do bairro Cidade Industrial, em Curitiba, foram beneficiadas com doações da campanha estadual do Mesa Brasil. Cada família cadastrada na instituição social levou para casa itens da cesta básica, com alimentos não perecíveis, além de frutas, verduras e ovos de chocolate fornecidos pela Mondelez para a campanha do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR em parceria com empresas de comunicação do estado, entre outros apoiadores.

Ao todo, 2.035,844 kg foram repassados para as famílias. A presidente da Associação, Elenir Januária da Silva, conta que desde 1986 a instituição promove um trabalho social amplo, com programas voltados para crianças, idosos e mães moradoras do chamado CIC Norte, além de pessoas em situação de rua. “Temos essa parceria com o Sesc, por meio do Mesa Brasil, que já dura anos. São doações como essas que possibilitam a continuidade desse trabalho”, enfatizou.

Ainda de acordo com a presidente da instituição, todas as quartas-feiras são montados kits com doações do Mesa Brasil e de outros parceiros. “As cestas com os produtos perecíveis são entregues por família, mas as frutas e verduras são expostas numa espécie de feira social, onde cada beneficiado possa escolher os produtos que levará para casa.”

Profissional da saúde, a enfermeira Edna Cristina Alves foi até à Associação buscar as cestas para a mãe e a tia, ambas aposentadas, que moram com ela. “Como elas fazem parte do grupo de risco, não puderam vir pessoalmente pegar as doações. Antes da pandemia, elas participavam das atividades promovidas pela Associação, e frequentemente recebiam as doações de alimentos. Isso sempre foi de grande ajuda. Agora ainda mais”, explicou.

O diretor de Esporte, Lazer e Saúde do Sesc PR, Marcus Vinicius de Mello, acompanhou as doações feitas pelo Mesa Brasil Sesc Parolin à instituição social. Ele ressaltou a atuação do programa Mesa Brasil e sua importância social. “No atual momento em que vivemos, essas doações se fazem ainda mais importantes. Tantas pessoas que necessitam, que perderam seus empregos ou tiveram a redução dos seus salários, da renda familiar. Esse trabalho é fortalecido graças às parcerias entre o Sistema Fecomércio PR, os sindicatos filiados à Fecomércio, as Câmaras das Mulheres, as Prefeituras, o Exército, todos os doadores, sejam eles os empresários, ou até mesmo as pessoas físicas que também podem doar. É importante dar as mãos para que possamos suprir, cada vez mais, essa demanda da população que mais sofre com tudo isso”, pontuou.

O diretor de Esporte, Lazer e Saúde do Sesc PR também reforçou os números da campanha até o momento. “Foram mais de cem mil quilos doados em 38 dias úteis da campanha estadual. Muitas dessas doações foram repassadas para as instituições sociais cadastradas no Mesa Brasil”, enfatizou.

O Programa Mesa Brasil, que atua sistematicamente em sete unidades do Sesc no Paraná, conta com 344 empresas doadoras e atende 797 instituições sociais. Junto com a campanha estadual beneficiou 186.636 pessoas no estado.

Rio Negro

O Sesc Rio Negro arrecadou até o momento 635 kg de produtos para a campanha estadual do Mesa Brasil, entre alimentos, itens de higiene pessoal e limpeza. Os números foram possíveis graças às doações recebidas na unidade e nos parceiros, entre eles o Exército Brasileiro (5º RCC e 11º BIA), os supermercados:  Belém e Mig, além de outros estabelecimentos comerciais da cidade. As doações estão sendo destinadas às famílias em vulnerabilidade social assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e a Prefeitura local.

Campo mourão

Atuando há mais de dez anos, a Casa de Apoio ao Doente de Câncer serve marmitas aos pacientes em tratamento e respectivos acompanhantes pelo Hospital Santa Casa e Instituto do Rim.  Reinaugurada recentemente, a instituição filantrópica está sobre os cuidados de membros da sociedade civil, empresários e trabalhadores do comércio, mantida basicamente por meio de doações. O Mesa Brasil do Sesc Campo Mourão fez o cadastro emergencial da instituição e realizou a primeira doação ontem (16), de 685 kg de alimentos.

Publicado por Isabela Mattiolli

17/06/2020 às 14:10