Aprenda a vender para o poder público

Senac PR oferta curso gratuito para empresas visando ampliar a participação de micro e pequenas empresas nos processos de compras públicas

16/06/2021

Vender para o Poder Público e participar de licitações é um nicho de negócio promissor, mas pouco conhecido. Os pequenos empreendimentos possuem, inclusive, condições especiais previstas em lei para participar de certames públicos. Entre estes benefícios estão a obrigatoriedade, por parte da administração pública, de licitar exclusivamente com MEs e EPPs nas contratações com valor até R$ 80.000,00. Além disso, ainda há facilidades na comprovação da regularidade fiscal e na concorrência durante os pregões. No entanto, muitos empresários desconhecem como aproveitar tais oportunidades ou consideram o processo bastante complexo.

Com o propósito de incentivar a participação das empresas do comércio de bens, serviços e turismo nos processos de compras públicas e a ampliar o acesso ao mercado para essas empresas, gerando aumento das vendas e garantindo sua sustentabilidade, o Senac PR promove o curso gratuito “Aprenda a Vender para o Poder Público”. O programa é uma parceria com a Fecomércio PR, Sebrae/PR, Sindicatos Empresariais do Comércio e Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG).

O curso é direcionado a colaboradores de empresas do comércio de bens, serviços e turismo, microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte, para que aprendam a operacionalizar todo o processo de venda.

O Senac PR está com inscrições abertas para uma nova turma do curso, que terá início em 6 de julho, com aulas exclusivamente à distância. O curso está disponível para empresas paranaenses e seus colaboradores, atuantes nos setores do comércio de bens, serviços e turismo.

Com carga horária de 15 horas, a qualificação do Senac mostra o passo a passo das compras públicas, desde como funciona a licitação eletrônica e suas regras básicas e os detalhes das plataformas Sicaf, Comprasnet, GMS (Gestão de Materiais e Serviços), Licitações-e (BB), BBM net (Bolsa Brasileira de Mercadorias) e BLL (Bolsa de Licitações do Brasil).

O curso também aborda outros portais de compras e fala sobre o Sistema do Compra Paraná, programa do Sebrae/PR e Fecomércio PR, que reúne indicadores e materiais exclusivos e realiza a capacitação de compradores e fornecedores de compras governamentais públicas. A qualificação do Senac PR conta com o apoio do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme) e da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Fampepar).

Estão sendo ofertadas 50 vagas e as inscrições podem ser feitas até 14 de julho, pelo link.

Mais informações e esclarecimentos de dúvidas pelo e-mail curitibaportao@pr.senac.br.

Texto: Karla Santin

Publicado por Estagiários Jornalismo