NOTÍCIAS

Alunos simulam atendimento a múltiplas vítimas no Senac Curitiba Centro

Simulação de Emergência: Formação de Técnicos em Enfermagem em Situações Críticas

04/07/2024

Fumaça, sangue, gritos, pessoas feridas… tudo encenado. Nesta quarta-feira (3/7) alunos e instrutores do curso Técnico em Enfermagem, com apoio da turma de Técnico em Radiologia, do Senac Curitiba Centro realizaram um simulado com atendimento de múltiplas vítimas (AMUVI).

O grupo simulou um incêndio em um prédio com diversas vítimas, que foram classificadas pelo protocolo AMUVI de acordo com a gravidade das lesões apresentadas. Os alunos precisaram colocar em prática todo o conhecimento que adquiram durante as aulas, especialmente na unidade curricular de urgência e emergência. O objetivo da ação foi proporcionar um espaço de aprendizado dinâmico e interativo, em que foram abordados os mais recentes protocolos e técnicas essenciais para o manejo eficiente de situações críticas à múltiplas vítimas, incluindo a admissão, manejo e atendimento no ambiente hospitalar.

A dinâmica começou em uma das salas do andar térreo da unidade, com a simulação de uma explosão. A classificação das vítimas ocorreu no hall da biblioteca e o transporte dos feridos foi simulado nas rampas da unidade até os laboratórios de enfermagem e radiologia localizados no terceiro andar, onde houve a simulação do ambiente hospitalar.

De acordo com a instrutora Nicole Cons de Lara, que coordenou a ação, a simulação realizada no Senac incluiu a admissão, manejo e atendimento a diversas vítimas, desde o local do acidente até o ambiente hospitalar. “A intenção é formar os nossos técnicos em enfermagem com um olhar multifacetário para todas as suas áreas de atuação deste profissional e para que consigam fazer um atendimento integral, desde a estabilização primária até a chegada desse paciente ao ambiente hospitalar”, explicou.

Os próprios alunos fizeram o papel das vítimas e foram instruídos a demonstrar sintomas e quadros clínicos específicos, para que os colegas pudessem realizar a avaliação e o atendimento adequado. “A ideia foi simular uma situação com múltiplas vítimas, agravando o cenário, para que os alunos pudessem realizar um atendimento de forma coordenada e eficiente. Com isso, estimulamos o senso crítico, a proatividade do aluno, sempre visando as marcas formativas do Senac”, salientou a instrutora.

Publicado por Estagiários Jornalismo

04/07/2024 às 14:11

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.