28/10/2022
Na manhã desta sexta-feira (28), ocorreu em Foz do Iguaçu a premiação da XI Feira de Inovação de Ciências e Engenharias. Quinhentos e oitenta e dois trabalhos foram inscritos por alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, do EJA, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio e do Técnico do Paraná, Santa Catarina, Paraguai e Argentina. Neste ano 138 projetos foram finalistas da feira.
Quatro alunos do Colégio Sesc São José de Curitiba foram selecionados para apresentar três trabalhos nas categorias de Exatas e Terra e de Humanas. O trabalho Jogos de RPG em sala de aula: uma proposta de aprendizagem ecológica sobre a mata atlântica, dos alunos Helloá Cristina de Carvalho e Lucas de Azevedo Branco, orientados pela professora Stephanie Angela Todesco, obteve o segundo lugar na categoria Humanas.
O projeto premiado é um jogo de RPG sobre ecologia, com intuito de auxiliar os alunos do ensino médio (de 14 a 17 anos) a entenderem a importância de saber as causas ambientais relacionadas à Mata Atlântica.
Os outros dois trabalhos finalistas são: Processo de absorção de corante têxtil na fucsina básica através de resíduos orgânicos, da aluna Barbara Marek Cordeiro, e Produção de biodisel a partir do óleo extraído de sementes e caroços de frutos, da aluna Alana Vitória Machado.
O histórico de participação dos alunos do Colégio Sesc São José na Ficiências é vitorioso desde 2014, quando foi conquistado o primeiro lugar geral com o projeto Etiqueta termo sensível para alimentos congelados ou resfriados. Desde então, o Colégio desenvolve o Programa de Iniciação Científica – justamente para desenvolver e incentivar a pesquisa científica entre os alunos.
Texto: Silvia Lima
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.