Academia Paranaense de Letras celebra 80 anos em grande estilo

Para celebrar o aniversário de 80 anos da Academia Paranaense de Letras, imortais de todo o estado participaram do Encontro das Academias de Letras do Paraná. O evento foi realizado nos dias 23, 24 e 25 de setembro, em Curitiba. A abertura ocorreu no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, na sexta-feira, com […]

26/09/2016

_BTR7792-2

Para celebrar o aniversário de 80 anos da Academia Paranaense de Letras, imortais de todo o estado participaram do Encontro das Academias de Letras do Paraná. O evento foi realizado nos dias 23, 24 e 25 de setembro, em Curitiba. A abertura ocorreu no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, na sexta-feira, com a presença do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, ocupante da cadeira Nº 29, e do coordenador de Jornalismo do Núcleo de Comunicação e Marketing, Ernani Buchmann, ocupante da cadeira Nº 2. O anfitrião do evento foi o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, um entusiasta da cultura e da educação paranaense.

Estiveram reunidos membros da APL e de academias do interior do estado. A presidente da APL, Chloris Casagrande Justen, ocupante da cadeira Nº 24, saudou os presentes e enalteceu a relevância da entidade, ao congregar personalidades que contribuíram de forma significativa para a literatura no Paraná, como jornalistas, escritores, e profissionais engajados com a educação e a cultura. “Neste aniversário de 80 anos, saudamos as Academias de Letras do Paraná, que mantêm dentro das suas comunidades projetos incentivadores da evolução cultural para a população. Estendo a saudação aos centros culturais, que contribuem ao abrir portas às artes e aos conhecimentos”, frisou.

A programação da primeira noite contou com a palestra do também imortal, Laurentino Gomes, intitulada “Por que estudar história do Brasil hoje. Como o passado nos ajuda a entender e a organizar a construção do futuro”. Ele fez uma retrospectiva da história do país, destacando os aspectos econômicos e políticos principais, que justificam as condições presentes. Para ele, estudar história é fundamental para que os cidadãos entendam o contexto em que vivem. “O momento de tratarmos esse assunto é pertinente. Para mim, é uma grande honra poder representar o interior, pois sou de Maringá. Percebo o esforço da APL ao promover o congraçamento em um ótimo momento para a academia, que além de desenvolver projetos de destaque contará com a nova sede, do prédio Belvedere”, comentou.

Referente aos projetos, o imortal Flávio Arns, secretário de Assuntos Estratégicos do Paraná, citou os mais relevantes. “A APL tem organizado três programas importantes como o A Academia vai à Escola, que aproxima os intelectuais dos estudantes, o Observatório da Cultura Paranaense, que destaca nossa produção local, e a ênfase da história das academias nas disciplinas do Ensino Fundamental, que irá abordar os conteúdos de forma transversal”, pontuou.

O integrante mais recente da APL, Antônio Carlos Carneiro Neto, empossado há dois meses na cadeira Nº 40, destacou que as iniciativas prosperam ao longo desses 80 anos. “Esta é uma data importante para a literatura, celebrada graças aos seus fundadores e seus membros”, parabenizou.

Ao fim da solenidade, a presidente Chloris, foi agraciada com uma placa, concedida pela Academia de Letras de Pato Branco. Ao fim, os convidados foram recepcionados em coquetel, com a presença do secretário de Cultura do Estado, João Luiz Fiani, que representou o governador do Paraná, Beto Richa; e o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Ivan Bonilha.
Sábado e domingo
A programação de sábado (24) foi intensa, com agenda das 8h30 às 20h, iniciando com as palestras proferidas pela presidente da APL, A Academia Paranaense de Letras e a História do Paraná e As Academias de Letras do Paraná e A Academia vai à Escola. Os membros Adélia Maria Woellner e Antonio Celso Mendes ministraram a palestra A Academia, a Literatura e a Formação da Cidadania. História do Paraná – Monumentos Marcantes; e, na sequência, o acadêmico Nilson Monteiro coordenou o debate A Academia Hoje. Participaram da Mesa Redonda: Literatura do Paraná os acadêmicos Ernani Buchmann, Eduardo Rocha Virmond e Paulo Venturelli. Sabádo a noite houve a apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba, na Capela Santa Maria, seguida de jantar no Senac. No domingo (25), os participantes assistiram à apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná, no teatro Guairinha.

26/09/2016 às 17:19