Abralatas promove Ação Humanitária e investe R$ 500 mil na distribuição de cestas básicas

17/07/2020

Em consequência da atual crise provocada pela Covid-19, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) promove uma Ação Humanitária com o elo mais frágil da cadeia produtiva da lata: os catadores de materiais recicláveis. As entidades parceiras vão promover a doação de 4.584 cestas básicas ao longo de três meses. Foram investidos R$ 500 mil, com cerca de cinco mil catadores beneficiados representando 63 cooperativas espalhadas por 26 municípios, em 10 estados e o Distrito Federal.

Devido a pandemia, a maioria dos catadores está sem acesso aos resíduos sólidos e, consequentemente, com sua principal fonte de renda comprometida. Com isso, a Abralatas, em parceria com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR/Ancat); o Programa Mesa Brasil Sesc e Ambev se uniram para efetivar esta iniciativa.

Aproximadamente 800 mil profissionais atuam nesse setor, de acordo com o MNCR. É uma categoria de baixa renda, suscetível a sofrer com maior intensidade os efeitos da paralisação dos seus serviços em função da pandemia. Esses profissionais se encontram vulneráveis social e economicamente, dependentes de ações solidárias para acessar recursos básicos para sobrevivência e cumprimento de obrigações financeiras das cooperativas, que hoje se encontram fechadas.

“Esta iniciativa foi concebida por várias entidades que se uniram para pensar em maneiras de como podemos contribuir para reduzir o impacto ambiental e ajudar as pessoas que dependem da coleta seletiva para sobreviver”, explica o presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido.

O Mesa Brasil Sesc auxiliará na distribuição das cestas às cooperativas, que farão posteriormente a entrega aos seus associados . O programa de segurança alimentar e nutricional atua em todo o país com a coleta de alimentos doados por empresas parceiras, que são distribuídos a entidades sociais cadastradas, proporcionando a complementação de refeições de 1,4 milhão de pessoas.

A Abralatas e mais de 30 entidades de setores distintos se uniram à iniciativa das Frentes Parlamentares da Economia Verde, Ambientalista e em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, pela inclusão da coleta seletiva e da reciclagem no rol de atividades essenciais previstas no Decreto nº 10.282, de 20 de março de 2020. Os representantes encaminharam o documento ao governo federal. O principal argumento é de que a retomada da atividade é fundamental para a manutenção da saúde, o meio ambiente e a renda dos milhares de catadores e cooperativas.

17/07/2020 às 11:57