Abertura do 31º Congresso Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

Após dez anos, Maceió volta a receber o Congresso Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNSP). De 15 a 17 de abril, líderes sindicais, empresários e presidentes de federações de todo o Brasil, estão na capital alagoana para a 31ª edição do evento. Na noite de abertura, o presidente do […]

16/04/2015

Na noite de abertura, o presidente do Sindilojas Arapiraca e presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Alagoas, Wilton Malta de Almeida, destacou que o evento é uma oportunidade para que sejam realizadas rodadas de conhecimento e uma possiblidade de confraternização e integração. “Nesses três dias, reunimos em Alagoas sindicatos de todo o país para discutirmos assuntos de interesse, nos atualizarmos e pensarmos como exercer a função das nossas entidades com mais afinco para que possamos atender o propósito maior que é representar os empresários do comércio de bens, serviços e turismo”, pontou Malta.

Paulo Mota, presidente do Sindilojas Bahia e patrono desta edição do CNSP, ressalta que os empresários de hoje continuam engajados nos mesmos objetivos dos criadores do evento, buscando as melhorias para a classe empresarial. “Nenhuma categoria econômica teve em sua trajetória evento da dimensão e da capilaridade do nosso congresso. A cada ano novos sindicatos, sindicalistas, líderes empresariais e comerciantes, se integram ao movimento vitorioso e ininterrupto há 31 anos”, afirmou o patrono.

De acordo com o vice-presidente Financeiro da CNC, Luiz Gil Siuffo Pereira, apesar do país enfrentar um momento de dificuldades na ordem econômica e política, ele pediu ânimos aos presentes. “Este não é um momento fácil pelo qual passamos, mas vemos nos semblantes a vontade de continuar a lutar pelo Brasil!”, enfatizou.

Para o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, os empresários são mestres e doutores em enfrentamento de crises. “Os senhores conviveram com a hiperinflação nos anos 80, com a recessão no início dos anos 90, convivem com a legislação trabalhista mais paternalista do mundo, com a legislação tributária mais complexa do mundo, então os senhores são PhDs em crises, e as superam dia após dia”.

A comitiva paranaense que participa do 31º CNSP é composta por 130 integrantes. O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, prestigia o evento.

Painéis

Executivos, assessores jurídicos e de comunicação de sindicatos patronais estiveram reunidos ontem (15), para a apresentação de cases nas áreas de gestão, jurídica e de marketing e comunicação. O Paraná foi representado pelo Sindilojas Foz do Iguaçu, com a apresentação do Núcleo de Psicologia em Apoio ao Empresário que presta suporte e apoio na área da psicologia à classe empresarial do comércio de Foz do Iguaçu e aos colaboradores da base territorial do sindicato.

Amanhã (16), pela manhã, Samy Dana, doutor em Administração, abordará em uma palestra magna, as “Perspectivas para o comércio”. Steven Dubner, fundador da Associação Desportiva para Deficiente, será o responsável pela palestra motivacional, “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”. À tarde, haverá o tradicional Pinga Fogo e a apresentação do case de sucesso “A gestão do melhor sindicato do mundo”, com o administrador José Paulo da Rosa.

Texto: Silvia Lima – silvialima@sescpr.com.br

16/04/2015 às 13:11