A memória do povo é tema central da terceira e última noite da Semana Literária

O jornalista, dramaturgo e escritor Marcelo Rubens Paiva foi o convidado para encerrar as mesas-redondas da 39ª Semana Literária Sesc & XVIII Feira do Livro Editora UFPR. O encontro, mediado pela também jornalista Gisele Eberspächer, ocorreu ontem (27) e foi transmitido pelo canal do YouTube do Sesc PR.

27/11/2020

Marcelo fez um retrospecto de sua carreira e vida pessoal que se cruzam com a publicação de sua primeira obra, Feliz Ano Velho, lançado em 1982. No romance, o autor conta detalhes do acidente ocorrido em 14 de dezembro de 1979, que o deixou tetraplégico, após um mergulho em um lago.

Em plena ditadura militar, o escritor viu seu pai, o então deputado federal Rubens Paiva, ser preso em casa e dado como desaparecido – sua morte foi confirmada apenas em 2014. Esse episódio e as consequências dele, Marcelo Rubens Paiva traz no livro Ainda Estou Aqui, obra que tem como personagem principal a mãe Eunice. Ele conta que o livro começou a ser escrito quando a mãe, com idade já avançada, passou a apresentar sinais de Alzheimer e os documentos sigilosos da ditadura, revelados. Marcelo também relembrou, em sua fala, agressões e torturas que professores sofreram, prisões e censura à imprensa no período de ditatorial.

Sobre as questões históricas que o povo brasileiro não pode esquecer, além das vividas de 1964 a 1985, Marcelo elenca o holocausto indígena, a escravização de negros, o descaso com o feminicídio, e questões atuais como estupro e racismo.

O autor também destacou a importância da realização de eventos como a Semana Literária e Feira do Livro e lembrou que este é o segundo evento literário que ele participa em 2020, bem diferente de anos anteriores à pandemia, quando participava de um por semana. “O Sesc é um parceiro de muitos anos, sempre muito atuante no que fiz respeito ao teatro, cinema, literatura, da vida cultural de todas as cidades no país. Esta é uma oportunidade para refletirmos sobre o Brasil que queremos”.

A matéria completa sobre o evento, a participação dos autores e as ações paralelas você poderá conferir na próxima edição da Revista Fecomércio PR.

Publicado por Silvia Bocchese de Lima

27/11/2020 às 11:16