NOTÍCIAS

4º Fórum Paranaense do Turismo Religioso

Iniciou ontem (12), de maneira online e gratuita, o 4º Fórum Paranaense de Turismo Religioso. A realização é do Sebrae PR em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Abav PR, Paraná Turismo, Secretaria do Desenvolvimento do Sustentável e do Turismo do Paraná, IGR’s, Pastoral do Turismo da CNBB e Assintec. A programação se […]

13/08/2021

Iniciou ontem (12), de maneira online e gratuita, o 4º Fórum Paranaense de Turismo Religioso. A realização é do Sebrae PR em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Abav PR, Paraná Turismo, Secretaria do Desenvolvimento do Sustentável e do Turismo do Paraná, IGR’s, Pastoral do Turismo da CNBB e Assintec. A programação se estende até hoje (13) ao meio dia.

O fórum reuniu especialistas em turismo religioso de diversos estados e do exterior, para trocas de experiências e construção de conhecimentos. Há quatro edições, o evento contribui para a qualificação do Turismo Religioso no Paraná, valorizando o patrimônio histórico-cultural. A iniciativa busca incrementar o fluxo de visitantes e a economia local, regional e estadual, além de congregar os municípios e demais atores do segmento. 

O presidente do Sistema Fecomércio e vice-governador do Paraná, Darci Piana, participou da abertura e destacou seu envolvimento com a temática desde o planejamento do primeiro fórum. “O setor de turismo religioso do Paraná é o mais avançado de todo o país, envolvendo direta e diretamente 18 milhões de pessoas. É um orgulho podermos contribuir com esses números, com o Sesc, ao promover opções turísticas, e com o Senac pela qualificação profissional especializada”, disse. 

Para o bispo da Pastoral do Turismo, Dom Frei João Mamede, o turismo religioso congrega a contemplação dos templos construídos para ritos e celebrações. Uma oportunidade de adquirir conhecimento, cultura e fomentar o comércio.

Já o presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, informou que esse é o segmento turístico que mais se desenvolve no mundo. “A Paraná Turismo acompanha de perto as ações e projetos do turismo religioso, como a Rota do Rosário, no Norte Pioneiro, a Rota Santa Chagas, em Borrazópolis, e o cicloturismo, que também contribui com a movimentação nas rotas religiosas”, ressaltou. 

Mesmo com o período de crise, agravado pela pandemia, a retomada do turismo regional vem contribuindo para a recuperação do desenvolvimento econômico e seguro. Conforme o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, capital e estado estão empenhados em fortalecer ações promotoras ao fortalecimento do setor. “Ao fomentarmos o turismo regional, estamos contribuindo com o comércio, restaurantes, hotéis e demais serviços turísticos”, frisou.  

Texto: Karen Bortolini

Publicado por Estagiários Jornalismo

13/08/2021 às 11:32

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.