19/11/2024
Os trabalhadores com carteira assinada no Paraná aguardam, com expectativa, o recebimento da primeira parcela do 13º salário, que será paga nos próximos dias. No entanto, o rendimento extra será mais direcionado para poupança e pagamento de dívidas do que para consumo imediato. Uma sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), em parceria com o Sebrae/PR, mostra que 39,4% dos paranaenses planejam poupar ou investir o valor.
Na região Norte, a prioridade também será fazer uma reserva ou investimento financeiro, com 35,8%, bem como o pagamento de dívidas, com 25,2%. Outra destinação do valor serão viagens e turismo, com 21,1%.
Após essas prioridades, os trabalhadores da região devem gastar o abono com presentes, representando 20,3% das intenções, um dos maiores usos do valor para essa finalidade no estado.
Outra destinação do valor será o pagamento de impostos e taxas, que deve ser realizado por 15,4% das pessoas. Reformas e construções, tradicionais nessa época do ano, são pouco citadas, com apenas 1,6% dos entrevistados planejando usar o 13º para esse fim.
Para o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, os dados refletem o comportamento consciente dos trabalhadores paranaenses, que priorizam a organização financeira e o uso estratégico do abono. “No Paraná, o destino do 13º salário será principalmente para reserva, investimento e pagamento de dívidas, que podem ser relativas a vencimentos futuros ou contas atrasadas. Embora boa parte do valor seja destinada a compromissos financeiros, este volume extra de recursos nas mãos dos consumidores também repercute positivamente no comércio de bens, serviços e turismo, especialmente em itens como presentes e viagens”, avalia.
Com relação ao destino do 13º salário, a coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, aponta que os paranaenses tiveram uma mudança no comportamento. “No ano passado foi um recurso utilizado mais para cobrir dívidas e, agora, vemos uma preocupação maior em ter uma reserva ou até investir. As viagens também ganharam espaço e indica uma oportunidade para o setor de turismo. Além disso, é necessário prestar atenção às nuances do perfil de compra dos consumidores, uma vez que é possível dar ênfase nas estratégias”, completa.
Análise por gênero
A pesquisa também revela algumas diferenças nos objetivos de homens e mulheres residentes na região Norte do estado. A utilização do valor para fazer uma reserva ou investimento será parecida entre homens (36,8%) e mulheres (34,5%), mas elas pretendem fazer um uso maior do dinheiro para o pagamento do dívidas, com 29,1%, ante 22,1% entre os homens.
A compra de presentes será um pouco mais intensa entre as trabalhadoras, com 21,8%, ante 19,1% entre os homens, que demonstraram maior predileção em utilizar o 13º para viajar, com 22,1%, ante 20% entre as mulheres.
O uso do abono para pagamento de impostos e taxas será maior entre os homens, com 19,1%, ante 10,9% entre as mulheres.
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