Atuação - Relações Internacionais

A Câmara Brasileira de Comércio Exterior – CBCex, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, trabalha no formato de um colegiado, consolidando os dados do setor para a construção de um planejamento estratégico de ações.
São três os eixos de atuação:
• administrativo (com atenção para os acordos e convênios da área);
• legislativo (voltados para as normas e leis do setor);
• operacional (junto à Receita Federal, autoridades alfandegárias, etc).
Dentre suas atribuições estão a análise da política de comércio exterior e negociações internacionais, orientando o relacionamento da CNC com órgãos governamentais e outras entidades, a formulação e sugestão de propostas para que a entidade atue junto aos diversos órgãos e entidades públicas e privadas visando o aprimoramento da legislação e dos procedimentos que regulam o comércio internacional, apoio ao entrosamento dos diversos segmentos comerciais e de serviços abrangidos pela Confederação com o mercado mundial e a sugestão de ações para promoção comercial, investimentos, serviços, acordos internacionais e capacitação profissional do comércio para atividades internacionais.
A CBCex atua em temas como: a estrutura operacional de comércio exterior nos Estados, o panorama nacional e perspectivas internacionais, o relacionamento da CNC com áreas de governo, como Ministério da Economia, Ministério das Relações Exteriores, Apex, Anvisa, Secretaria da Receita Federal etc., a exportação de serviços, a facilitação do comércio externo, com atenção às médias, micros e pequenas empresas, o tratamento tributário e fiscal isonômico nos incentivos às exportações de bens e serviços, questões relativas à infraestrutura (portos, aeroportos, ferrovias, rodovias) e zonas francas de fronteira, entre outros pontos.