Matinhos também integra programa de revitalização
Sesc Caiobá 2011
O processo de revitalização de Matinhos inaugurou com construção do Sesc Caiobá, um amplo espaço de turismo e lazer, que abriu suas portas para receber comerciários, dependentes, demais turistas e empresários do comércio de bens, serviços e turismo, em 2011.
Este é o maior centro turístico e lazer do litoral paranaense, promovendo diversos benefícios à região e ao Estado. Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana, e vice-governador do Paraná, Darci Piana, o complexo beneficia Matinhos, Guaratuba, Pontal do Sul e alavanca o turismo, promovendo sustentabilidade e desenvolvendo a economia no litoral paranaense. “O Sesc Caiobá garante um movimento permanente no litoral. Também oferece qualificação de mão de obra pois conta com o Restaurante Escola do Senac e o Café Escola Senac. Na unidade, também são oferecidos os serviços do Sesc nas suas áreas de abrangência como: Cultura, Educação, Esportes, Lazer e Assistência”, destaca Piana.
Assim, Matinhos extingue a chamada baixa temporada, ao alavancar de maneira permanente o comércio local, ao sediar eventos corporativos e contar com hóspedes durante todo o ano.
O complexo também conta com O Cine Sereia, um auditório confortável e com tecnologia completa para videoconferências, ou palestras. No hotel também há um centro de convenções com capacidade para 600 pessoas, podendo ser dividido em até quatro ambientes. Toda a estrutura do Sesc Caiobá está disposta em 23 mil m² de área. São 137 apartamentos, quatro piscinas, sendo duas para adultos aquecidas e duas para crianças. Além disso, conta com espaço fitness, clínica de estética, salas de jogos, quadra poliesportiva e ginásio de esportes, sala de internet, sala de home theater, brinquedoteca e outro restaurante do Sesc para café da manhã e almoço aos hóspedes.
Capacitação no litoral
Para qualificar a mão de obra de profissionais do comércio do litoral, o Senac conta com uma unidade anexa ao Sesc Caiobá. Os cursos são realizados desde abril de 2010. As dependências contam com infraestrutura para aulas práticas de cabeleireiro, manicure e pedicure, e informática.
Revitalização da orla
Com informações da AEN
Cinquenta e quatro empresas interessaram-se em participar do edital de licitação para a elaboração e execução do projeto de revitalização da orla de Matinhos, publicado pelo Instituto Água e Terra (IAT). As propostas foram apresentadas em agosto desse ano.
O orçamento estimado em de R$ 381 milhões será destinado para minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral. Essa combinação vem destruindo e comprometendo boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer no município de Matinhos.
O edital de licitação poderá ser consultado no site Compras Paraná (processo 49/2021).
Obras
A empresa vencedora deverá realizar serviços de engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico; estruturas marítimas semirrígidas; canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem; e revitalização urbanística da orla marítima com o plantio de árvores nativas. Também serão realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.
As obras de recuperação da orla de Matinhos preveem a revitalização de 6,3 quilômetros entre a Avenida Paraná e o Balneário Flórida. Em uma segunda etapa, está prevista a recuperação de 1,7 quilômetro entre os balneários Flórida e Saint Etienne. O valor total estimado é de mais de R$ 500 milhões.
O prazo de conclusão das melhorias no Litoral, por parte da empresa vencedora da licitação, é de 32 meses, a partir da ordem de serviço. A prorrogação do prazo por mais 30 dias oferece, também, mais tempo para que as propostas sejam elaboradas com mais qualidade e precisão, tendo em vista que se tratam de obras de grande porte, com escopo variado e amplo.
Nos primeiros 6,3 quilômetros, da Avenida Paraná até o Balneário Flórida, serão instalados também dois guias correntes, dois headlands e um espigão. Haverá, ainda, a instalação de novos equipamentos urbanos, como ciclovia, pista de caminhada e corrida, pista de acessibilidade e calçada.
A parte que será licitada também já conta com todos os licenciamentos. Foi emitido o Licenciamento Prévio (LP) para as obras de micro e macrodrenagem e o Licenciamento de Instalação (LI) para o engordamento da faixa de areia, a revitalização paisagística e as infraestruturas existentes no projeto.
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.