Sesc Paço da Liberdade marca o início dos programas de revitalização
A revitalização do Sesc Paço da Liberdade, prédio que sediou a Câmara Municipal, Mercado Municipal, Paço Municipal de Curitiba, serviu como porto de partida para uma série de melhorias em outras cidades. Sua inauguração ainda em 2009, inspirou a recuperação de eixos em seu entorno. Uma iniciativa do Sistema Fecomércio Sesc Senac em Parceria com o Sebrae PR, empresários e órgãos públicos.
O prédio, tombado patrimônio histórico, passou a ser mais um braço social do Sistema Fecomércio. Desde que foi inaugurado, fica a cargo do Sesc por 25 anos, como Centro de Cultura. Restaurado e reformado com investimento da Fecomércio PR em parceria com a Prefeitura de Curitiba, seguirá como propagador cultural e histórico.
O processo de revitalização foi pensado tanto na segurança e bem-estar da população quanto no desenvolvimento do comércio local. Para tanto, inicialmente, o Sebrae fez um diagnóstico de ambiente econômico, com dados como senso empresarial, diagnóstico de potencial turístico da região e a percepção dos turistas sobre os lugares visitados.
Com base na fata de segurança relatada acrescida da precariedade de infraestrutura física, falta de estacionamentos, de empreendimentos de alimentação rápida e de qualidade, o projeto foi pensado.
O plano de atratividade da região foi elaborado de maneira a conter quatro eixos sendo: Eixo Histórico, Turístico e Arquitetônico; Eixo Conceitual, Eixo Gastronômico, Eixo Serviço e Especializado.
Eixo Histórico Turístico e Arquitetônico
Esse eixo priorizou a revitalização de locais como o Sesc Paço da Liberdade, a Praça José Borges de Macedo, a Praça Tiradentes, o Marco Zero, a Catedral Metropolitana e a Praça Generoso Marques.
Eixo conceito
No Eixo Conceito foi revitalizada a Nova Rua Riachuelo e realizados eventos vitrines nas calçadas para impulsionar o comércio. A proposta valorizou e destacou sua Rua Conceito, priorizando sua vocação existente, os móveis usados e brexós, como uma força comercial da região. Ampliou também a visão para todas as formas de reciclar, redescobrir e recuperar a região, por meio de parcerias com os empresários.
Os grandes atrativos ficaram a cargo de estabelecimentos ligados ao desenvolvimento de conceitos de cultura, moda, artes, complementando o mix de lojas e criando um lugar com a possibilidade de vivenciar experiências de compra, lazer e cultura
Objetivos
Os grandes objetivos da iniciativa foram reconstruir a história da região, criar a cultura de um varejo sustentável na região, reposicionar a imagem da rua na percepção da população da cidade e dos turistas, aumentar o fluxo de pessoas na rua visando novos perfis de consumo. E contribuir para o incremento de vendas e receita dos varejistas
O Sebrae foi quem desenvolveu a marca dos eixos, como o da Nova Rua Riachuelo, por exemplo. Assim como Fecomércio PR, divulgou o projeto reposicionando a imagem da rua na percepção da população da cidade e dos turistas. Realizou também consultoria de marketing, vendas e gestão para as lojas. Ofereceu treinamentos para empresários, com o programa Varejo Mais, concedeu assessoria na organização e promoção da rua como atrativo comercial e cultural da cidade para alavancar as vendas. Por fim, realizou a Parceria Akzonobel – Tintas Coral, em que os empresários contavam com isenção de impostos para pintarem as fachadas de seus estabelecimentos.
Participantes
Aderiram ao projeto 47 lojistas situados ao longo da Rua Riachuelo, com uma extensão de aproximadamente mil metros, compreendendo cinco quadras. Estes empreendimentos estão localizados no pavimento térreo de edificações construídas com um ou mais pavimentos.
Na contrapartida, a Prefeitura de Curitiba renovou as calçadas e ruas, reforçou a iluminação pública, especialmente para os pedestres, instalou câmeras de segurança e jardineiras.
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.