19/03/2025
Ascom Sesc PR e ANDE
O Sesc Portão, em Curitiba (PR), será o centro de dois dos principais eventos da Bocha Paralímpica Jovem, consolidando-se como um polo de referência no paradesporto. Em parceria com a Associação Nacional de Desportos para Deficientes (ANDE), o Sesc sediará o Campeonato Mundial de Jovens de Bocha Paralímpica e o Campeonato Brasileiro de Jovens de Bocha Paralímpica entre março e abril. Os eventos são abertos ao público e tem classificação livre.
Realizado pela primeira vez no Brasil, o Campeonato Mundial de Jovens de Bocha Paralímpica (Curitiba 2025 Youth World Championships) reunirá entre 23 e 30 de março atletas de seis países: Brasil, Portugal, Canadá, Eslováquia, Singapura e Costa Rica. Destinado a jovens nascidos entre 2003 e 2010, o torneio marca a segunda edição mundial da competição, que teve sua estreia em Portugal, há dois anos.
A competição seguirá altos padrões internacionais, com estrutura moderna que inclui piso emborrachado, placares eletrônicos e um sistema avançado de divulgação de resultados. A coordenação técnica ficará a cargo de renomados profissionais, como o argentino Gustavo Chepi, Delegado Técnico, e o português Gustavo Alvarim. O evento contará também com a presença de oficiais de outros países, como Colômbia, Canadá e Estados Unidos, além de representantes nacionais.
O público poderá acompanhar de perto atletas de destaque mundial, muitos dos quais já competiram em Jogos Paralímpicos e em etapas da Copa do Mundo. O time Brasil já foi convocado e dos 13 atletas que vão representar o país, todos já participaram das competições promovidas pelo Sesc PR e ANDE, em Curitiba.
Paracopa Sesc
Na sequência, de 28 de março a 3 de abril, será realizada a quarta edição do Campeonato Brasileiro de Jovens de Bocha Paralímpica, dentro do projeto Paracopa Sesc. Este evento será o quinto realizado em parceria com a ANDE, reforçando o compromisso com o crescimento da modalidade no Brasil.
Com a participação de 60 atletas de 40 clubes, representando 20 estados, o Campeonato Brasileiro reunirá jovens de 13 a 20 anos. Assim como no Mundial, o torneio contará com estrutura de nível internacional, incluindo o piso emborrachado e os placares eletrônicos. A diferença é que, neste campeonato, apenas árbitros e classificadores brasileiros estarão responsáveis pela condução das partidas. A competição contará com a presença de atletas de destaque, alguns com experiência em competições nacionais e regionais, além da possível participação de um atleta que competiu nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
A Paracopa Sesc é um projeto do Sesc PR voltado ao paradesporto. Além da Bocha Paralímpica, a iniciativa também realizou o Campeonato Brasileiro de Futebol PC (Paralisia Cerebral), em parceria com a ANDE; e o 2º Torneio Internacional de Vôlei Sentado, realizado em parceria com o Ministério da Defesa.
Importância e Expectativas
Esses dois eventos têm uma grande relevância para o fortalecimento da Bocha Paralímpica, especialmente entre os jovens atletas, além de fomentar o desenvolvimento da modalidade no Brasil e no mundo. A realização do Campeonato Mundial pela primeira vez no país é um marco importante para o paradesporto brasileiro, e o Sesc Portão se consolida como um importante centro de apoio e desenvolvimento para atletas paralímpicos.
Programação
Mundial
25/03- terça-feira: Cerimônia de abertura do Campeonato Mundial de Jovens de Bocha Paralímpica -17h00
De 26/03 a 30/03 – quarta a domingo: jogos a partir das 8h
Paracopa Sesc
De 30/03 a 02/04- Paracopa Sesc de Bocha Paralímpica
02/04 – 15h Jogos Finais da Paracopa Sesc
02/04 – 16h Cerimônia de Encerramento com a participação dos atletas
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.