NOTÍCIAS

Sesc Mulheres debate o protagonismo feminino com intensa programação

Trata-se de uma oportunidade para que o público possa participar de debates, bate-papos, oficinas e apresentações produzidas e encenadas por artistas mulheres

19/02/2025

Pelo quinto ano consecutivo o Sesc PR discute o protagonismo feminino no campo das artes e da cultura com a realização do Sesc Mulheres. Trata-se de uma oportunidade para que o público possa participar de debates, bate-papos, oficinas e apresentações produzidas e encenadas por artistas mulheres.  

Em 2025 o Sesc da Esquina sediará o evento de 8 a 15 de março, trazendo reflexões sobre os desafios contemporâneos, as produções artísticas a partir da perspectiva de mulheres que vivem, trabalham e produzem nesse setor no país. 

No sábado (8) a programação começa a partir das 9h, com a poeta, tradutora, editora e curadora de literatura Lubi Prates, que ministrará a oficina “Escrever a Si”, com duração de quatro horas. Partindo de marcadores sociais como raça, gênero, orientação sexual e experiências pessoais, cada participante irá elaborar poemas a respeito dessas vivências, como partir de experiências individuais para uma história coletiva. Todos os poemas produzidos serão lidos e discutidos seus aspectos literários. 

A Expressão Mix Escola de Dança e Teatro vai ministrar, também às 9h, a oficina de “Jazz Funk” – um estilo de dança urbana conhecido por suas coreografias cheias de atitude. Durante a oficina serão trabalhadas a expressividade, autoestima, sensibilidade, feminilidade e a delicadeza. 

A artista visual Bruna Alcântara será a responsável por ministrar a oficina “Lambe-Lambe para assumir uma linguagem”, a partir das 14h, e fará um resgate histórico dos cartazes que se originaram na França, com a disseminação de casas de show e prostíbulos e se desenvolveram em paralelo à história da publicidade. Será uma mescla de teoria e prática. 

Também às 14h, para ministrar a oficina “Carimbos e Estamparia Manual” e repassar técnicas de customização de roupas, o Sesc da Esquina convidou a coFundadora e diretora criativa da @tcha______ – um negócio de moda como ferramenta de transformação social –, Bruna Valente. 

No Teatro do Sesc da Esquina, às 20h, será a vez da poeta, atriz e slammer Luiza Romão apresentar o espetáculo teatral “Também guardamos pedras aqui”. Luiza foi vencedora do Prêmio Jabuti em 2022 na categoria Poesia e como Livro do Ano. O espetáculo que ela apresentará é baseado no seu livro homônimo. A dramaturgia reconta a Guerra de Tróia a partir da perspectiva feminina com o intuito de pensar a fundação da literatura e do teatro ocidental. 

A atriz paranaense Denise Stoklos, referência no teatro contemporâneo brasileiro, volta a Curitiba, no domingo (9), para a leitura dramatizada de Calendário da Pedra – uma peça que mostra através de um aparente diário anual, pensamentos, emoções e ações da personagem, sempre de maneira cômica. 

Na terça-feira (11), às 19h, o público é convidado para um bate-papo com a escritora, poeta, slammer, compositora e produtora cultural Mel Duarte, autora de Fragmentos Dispersos; Negra Nua Crua; As Bonecas da Vó Maria; Querem nos Calar: Poemas para serem lidos em voz alta; A Descoberta de Adriel e, Colmeia: Poemas Reunidos 

Doutora em Estudos Feministas pela Universidade Federal da Bahia e consultora em políticas públicas, Carla Akotirene é a convidada para o bate-papo, na quarta-feira (12) às 19h, sobre o feminismo negro, racismo estrutural e equidade de gênero e interseccionalidades. 

Na quinta-feira (13), às 20h, a bailarina, coreógrafa e professora de dança Luciana Caetano apresenta o espetáculo de dança “Adobe” – alicerçado em modernas técnicas de dança contemporânea e parte da leitura e da pesquisa sobre as matrizes históricas afro-brasileiras, com foco nas raízes ancestrais das mulheres negras. 

Para falar sobre a mente humana, cultura, sociedade e discussões contemporâneas como o impacto da tecnologia nas conexões humanas, a reconfiguração das relações de trabalho e as novas formas de liderança, na sexta-feira (14), às 19h, o Sesc PR convidou a psicanalista e pesquisadora do Núcleo Diversitas FFLCH/USP, Maria Homem, para o bate-papo com o público. 

Para encerrar a programação, no sábado (15), às 18h, será promovido um bate-papo com artistas e produtoras paranaenses e, a partir das 20h, o show “Conversa & Canção”, com Tulipa Ruiz. 

As vagas para oficinas e ingressos para os shows, apresentações e bate-papos são limitadas. Para a programação gratuita, os ingressos devem ser trocados por itens para a Campanha de material de Higiene Feminina – como absorvente, sabonete, shampoo, creme dental, escova dental, fio dental, desodorante e sabonete íntimo –, ou para a Campanha do Material Escolar – caderno, estojo, lápis, mochila, giz de cera, canetas de colorir, borracha, cola, caneta e livros de literatura novos ou usados.  Mais informações podem ser obtidas AQUI.    

Publicado por Estagiários Jornalismo

19/02/2025 às 13:45

©2025 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.