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SUL: 66,5% dos consumidores da região Sul pretendem presentear neste Natal

Vestuário e brinquedos lideram a lista dos produtos mais escolhidos

02/12/2024

Dezembro chegou, e os paranaenses já estão em ritmo de Natal, organizando-se para a tradicional troca de presentes. Segundo sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), em parceria com o Sebrae/PR, 63,5% dos consumidores do estado pretendem presentear neste fim de ano, além daqueles que ainda não decidiram se vão gastar com presentes, representando 21,3%.

Os consumidores mais animados para as compras de Natal são os da região Central, com 69,8% de intenções positivas. Logo em seguida vêm os curitibanos, com 67,5% de respostas afirmativas. Na sequência estão os moradores das regiões Sul (66,5%), Leste (66%), Noroeste (62,4%), Norte (58,9%) e, por fim, Oeste (56%).

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, o Natal continua sendo o momento mais aguardado pelo comércio. “A sondagem deste ano traz um cenário bastante positivo para o comércio paranaense, com 63,5% dos consumidores planejando comprar presentes. Esse otimismo reflete a confiança do paranaense e o impacto positivo das festas de fim de ano na economia do estado”, avalia.

Suelen Pedroso, coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, destaca o cenário positivo em que a maioria deve realizar compras neste período, principalmente nos setores de vestuário, brinquedos e cosméticos. “O valor do tíquete médio e a quantidade de presentes a serem comprados indicam que os consumidores pretendem realizar diferentes pesquisas antes de tomar uma decisão. Isso pode auxiliar empreendedores a pensar em uma estratégia ampla, com expansão nos canais de divulgação, presença digital e também em uma experiência para o cliente no espaço físico. O que pode ser feito, por exemplo, com decoração natalina, música temática e brindes”, afirma.

Tipos de presentes

Os itens de vestuário lideram a lista dos mais procurados no estado, bem como na região Sul, sendo mencionados por 70,1% dos entrevistados. Os brinquedos aparecem em seguida, com 48% das intenções de compra na região. Calçados (28,3%), perfumes e cosméticos (26,8%), livros e afins (11%), eletroeletrônicos (11%) e comidas ou bebidas (10,2%) também estão entre as opções mais citadas.

Período e local de compra

A maior movimentação no comércio da região Sul do estado deve ocorrer na semana que antecede o Natal, com 33,3% dos consumidores planejando adquirir presentes neste período. Outros 31% devem realizar suas compras de oito a 15 dias antes, enquanto 19,8% se anteciparão entre 16 dias e um mês antes da data. Os que deixarão para a última hora, comprando no próprio dia da ceia natalina, somam 8,7%, e, no sentido oposto, os que já garantiram seus presentes correspondem a 7,2%.

Enquanto na média estadual a internet lidera as preferências de compra dos paranaenses, com 49,9%, nos municípios da região Sul o comércio de rua lidera, com 74% das preferências dos consumidores, somando as lojas do centro (66,9%) e as de bairro (7,1%). As compras online na região devem corresponder a 44,9%.

Gasto médio e forma de pagamento

O tíquete médio estadual é de R$ 515,68, enquanto na região Sul será de R$ 516,87. Os homens pretendem gastar um pouco mais do que as mulheres, ao despender cerca de R$ 533,04 em presentes, ante R$ 503,93 entre as consumidoras, o maior tíquete médio feminino do estado.

A maioria dos consumidores (71,6%) fará pesquisa de preços antes de comprar, principalmente pela internet (55,9%). Além disso, 67,7% dos entrevistados na região afirmam que vão presentear até cinco pessoas.

As formas de pagamento à vista devem ter a preferência, somando 63% das citações, entre Pix (26,8%), cartão de débito (22%) e dinheiro (14,2%). As compras no cartão de crédito parcelado serão a opção para 44,9% dos consumidores e o pagamento no vencimento, 26,8%.

Fatores de influência

A qualidade do produto é o principal fator de decisão para 35,4% dos consumidores da região Sul, superando o preço baixo, mencionado por 20,5%. O atendimento do vendedor também tem um peso significativo, sendo decisivo para 18,1% dos entrevistados, o que ressalta a importância de uma equipe de vendas bem qualificada.

GRÁFICOS

 

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Publicado por Karla Santin

02/12/2024 às 10:39

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