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NOROESTE: 62,4% dos consumidores da região Noroeste pretendem presentear neste Natal

Vestuário e brinquedos lideram a lista dos produtos mais escolhidos

02/12/2024

Dezembro chegou, e os paranaenses já estão em ritmo de Natal, organizando-se para a tradicional troca de presentes. Segundo sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), em parceria com o Sebrae/PR, 63,5% dos consumidores do estado pretendem presentear neste fim de ano, além daqueles que ainda não decidiram se vão gastar com presentes, representando 21,3%.

Os consumidores mais animados para as compras de Natal são os da região Central, com 69,8% de intenções positivas. Logo em seguida vêm os curitibanos, com 67,5% de respostas afirmativas. Na sequência estão os moradores das regiões Sul (66,5%), Leste (66%), Noroeste (62,4%), Norte (58,9%) e, por fim, Oeste (56%).

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, o Natal continua sendo o momento mais aguardado pelo comércio. “A sondagem deste ano traz um cenário bastante positivo para o comércio paranaense, com 63,5% dos consumidores planejando comprar presentes. Esse otimismo reflete a confiança do paranaense e o impacto positivo das festas de fim de ano na economia do estado”, avalia.

Suelen Pedroso, coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, destaca o cenário positivo em que a maioria deve realizar compras neste período, principalmente nos setores de vestuário, brinquedos e cosméticos. “O valor do tíquete médio e a quantidade de presentes a serem comprados indicam que os consumidores pretendem realizar diferentes pesquisas antes de tomar uma decisão. Isso pode auxiliar empreendedores a pensar em uma estratégia ampla, com expansão nos canais de divulgação, presença digital e também em uma experiência para o cliente no espaço físico. O que pode ser feito, por exemplo, com decoração natalina, música temática e brindes”, afirma.

Tipos de presentes

Os itens de vestuário lideram a lista dos mais procurados no estado, bem como na região Noroeste, sendo mencionados por 61,6% dos entrevistados. Os brinquedos aparecem em seguida, com 41,7% das intenções de compra na região. Perfumes e cosméticos (24,5%), calçados (21,2%), eletroeletrônicos (9,9%) e lembrancinhas ou artesanato (9,3%) também estão entre as opções mais citadas.

Período e local de compra

A maior movimentação no comércio da região Noroeste do estado deve ocorrer na semana que antecede o Natal, com 42% dos consumidores planejando adquirir presentes neste período. Outros 33,4% devem realizar suas compras de oito a 15 dias antes, enquanto 15,3% se anteciparão entre 16 dias e um mês antes da data. Os que deixarão para a última hora, comprando no próprio dia da ceia natalina, correspondem a 3,3%, e, no sentido oposto, os que já garantiram seus presentes somam 6%.

A internet lidera as preferências de compra na região Noroeste, com 48,3%, seguida pelo comércio de rua, com 45,6% das menções, sendo as lojas do centro responsáveis por 39,6% e as lojas de bairro por 6%. As compras em shoppings também são relevantes, representando 26,2% da predileção dos consumidores.

Gasto médio e forma de pagamento

O tíquete médio estadual é de R$ 515,68, enquanto na região Noroeste será de R$ 491,00. Os homens pretendem gastar um pouco mais do que as mulheres, ao despender cerca de R$ 538,51 em presentes, ante R$ 425,55 entre as consumidoras.

A maioria dos consumidores (75,4%) fará pesquisa de preços antes de comprar, principalmente pela internet (60,7%). Além disso, 77,5% dos entrevistados na região afirmam que vão presentear até cinco pessoas.

As formas de pagamento à vista devem ter a preferência, somando 50,6% das citações, entre Pix (19,3%), cartão de débito (17,3%) e dinheiro (14%). As compras no cartão de crédito parcelado serão a opção para 46% dos consumidores e o pagamento no vencimento, 30%.

Fatores de influência

A qualidade do produto é o principal fator de decisão para 27,5% dos consumidores da região Noroeste, seguida pelo atendimento do vendedor, com 26,2%. Somente depois de avaliados esses fatores, o preço baixo (18,1%) e as promoções (10,7%) fazem a diferença no fechamento da compra.

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Publicado por Karla Santin

02/12/2024 às 10:30

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