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LESTE: 66% dos consumidores da região Leste pretendem presentear neste Natal

Vestuário e brinquedos lideram a lista dos produtos mais escolhidos

02/12/2024

Dezembro chegou, e os paranaenses já estão em ritmo de Natal, organizando-se para a tradicional troca de presentes. Segundo sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), em parceria com o Sebrae/PR, 63,5% dos consumidores do estado pretendem presentear neste fim de ano, além daqueles que ainda não decidiram se vão gastar com presentes, representando 21,3%.

Os consumidores mais animados para as compras de Natal são os da região Central, com 69,8% de intenções positivas. Logo em seguida vêm os curitibanos, com 67,5% de respostas afirmativas. Na sequência estão os moradores das regiões Sul (66,5%), Leste (66%), Noroeste (62,4%), Norte (58,9%) e, por fim, Oeste (56%).

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, o Natal continua sendo o momento mais aguardado pelo comércio. “A sondagem deste ano traz um cenário bastante positivo para o comércio paranaense, com 63,5% dos consumidores planejando comprar presentes. Esse otimismo reflete a confiança do paranaense e o impacto positivo das festas de fim de ano na economia do estado”, avalia.

Suelen Pedroso, coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, destaca o cenário positivo em que a maioria deve realizar compras neste período, principalmente nos setores de vestuário, brinquedos e cosméticos. “O valor do tíquete médio e a quantidade de presentes a serem comprados indicam que os consumidores pretendem realizar diferentes pesquisas antes de tomar uma decisão. Isso pode auxiliar empreendedores a pensar em uma estratégia ampla, com expansão nos canais de divulgação, presença digital e também em uma experiência para o cliente no espaço físico. O que pode ser feito, por exemplo, com decoração natalina, música temática e brindes”, afirma.

Tipos de presentes

Os itens de vestuário lideram a lista dos mais procurados no estado, bem como na região Leste, que inclui os municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Vale do Ribeira e Litoral, sendo mencionados por 67% dos entrevistados. Os brinquedos aparecem em seguida, com 38,1% das intenções de compra na região. Calçados (25,8%), perfumes e cosméticos (23,7%), livros e afins (14,4%), acessórios (12,4%), eletroeletrônicos (12,4%) e lembrancinhas ou artesanato (11,3%) também estão entre as opções mais citadas.

Período e local de compra

A maior movimentação no comércio da região Leste do estado deve ocorrer na semana que antecede o Natal, com 36,5% dos consumidores planejando adquirir presentes neste período. Outros 30,2% devem realizar suas compras de oito a 15 dias antes, enquanto 26% se anteciparão entre 16 dias e um mês antes da data. Os que deixarão para a última hora, comprando no próprio dia da ceia natalina, correspondem a 2,1%, e, no sentido oposto, os que já garantiram seus presentes somam 5,2%.

A internet lidera as preferências de compra na região Leste, com 61,5%, a maior incidência de compras online, do estado. As compras em shoppings também são relevantes, representando 38,5% da predileção dos consumidores. O comércio de rua ainda mantém forte presença, com 40,6% das menções, sendo as lojas do centro responsáveis por 30,2% e as lojas de bairro por 10,4%.

Gasto médio e forma de pagamento

O tíquete médio estadual é de R$ 515,68, enquanto na região Leste será de R$ 505,41. Os homens pretendem gastar um pouco mais do que as mulheres, ao despender cerca de R$ 618,62 em presentes, ante R$ 399,00 entre as consumidoras.

A maioria dos consumidores (82,5%) fará pesquisa de preços antes de comprar, principalmente pela internet (68,1%). Além disso, 75,3% dos entrevistados na região afirmam que vão presentear até cinco pessoas.

As formas de pagamento à vista devem ter a preferência, somando 67,7% das citações, entre cartão de débito (32,3%), Pix (22,9%) e dinheiro (12,5%). As compras no cartão de crédito parcelado serão a opção para 38,5% dos consumidores e o pagamento no vencimento, 29,2%.

Fatores de influência

A qualidade do produto é o principal fator de decisão para 29,9% dos consumidores da região Leste, superando promoções (18,6%) e preço baixo (17,5%). O atendimento do vendedor também tem um peso significativo, sendo decisivo para 14,4% dos entrevistados, o que ressalta a importância de uma equipe de vendas bem qualificada.

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Publicado por Karla Santin

02/12/2024 às 10:27

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