05/11/2024
Sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) em parceria com o Sebrae/PR revela que 37,9% dos paranaenses veem vantagem na Black Friday. Os mais animados para a data são os consumidores da região Noroeste, com 45,8%, seguidos pelos curitibanos (40,1%), região Sul (39,5%), Centro-Sul e Campos Gerais (38,8%), Oeste (38,4%), Leste (35,4%) e Norte (28,9%).
De olho nas oportunidades da data, 63,9% dos curitibanos afirmam que aguardam a campanha promocional para fazer suas compras, enquanto 23,7% consideram a possibilidade de adquirir algum item, dependendo das ofertas.
Entre os curitibanos, 23,7% têm o hábito de comprar mais durante a Black Friday, enquanto 56,7% preferem avaliar com cautela as ofertas, comprando apenas se o desconto for realmente atrativo. Apenas 19,6% não se empolgam com a data.
Produtos mais procurados em Curitiba
Os consumidores da capital procuram principalmente por descontos nos eletrônicos (58,3%) e eletrodomésticos (36,5%), além de itens de vestuário e calçados (22,9%), viagens e turismo (16,7%) e cursos (7,3%).
Tíquete médio e pesquisa de preços
A pesquisa também mostra que 85,6% dos consumidores planejam fazer uma avaliação prévia de preços, e 33% intensificam as comparações na semana que antecede a data.
O tíquete médio dos curitibanos é o maior do estado, no valor de R$ 1.092,61. Os homens devem gastar um pouco mais, com um tíquete médio de R$ 1.216,28, enquanto o público feminino deve desembolsar em média R$ 974,26.
Antecipação das compras de Natal
Além disso, a Black Friday representa uma oportunidade para as compras de Natal. De acordo com a sondagem, 15,2% dos curitibanos aproveitam as promoções para adiantar esses presentes, enquanto 37,2% consideram a possibilidade, dependendo das condições e dos descontos oferecidos.
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, a pesquisa reflete a tendência de consumo no Paraná para uma das principais datas do comércio, apontando que o planejamento e a comparação de preços seguem como fatores decisivos para a maior parte dos consumidores. “De forma geral, é uma oportunidade para antecipar as compras de Natal, renovar os eletrônicos e economizar em bens duráveis, que são naturalmente mais caros. E, inclusive, no momento pré-Black Friday, é possível encontrar boas ofertas e promoções, pois além desses descontos estarem disseminados em diversos setores econômicos, tanto de produtos e serviços, eles não se limitam mais a um dia, nem a uma semana, podendo se estender por períodos maiores”, afirma.
A coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, avalia que a data no calendário do consumidor segue ganhando força e, por isso, os negócios precisam se preparar para o período, seja na gestão de estoques, negociação com fornecedores, aproximação com empresários vizinhos e potenciais parceiros, capacitação da equipe e organização do ambiente.
“O período representa uma oportunidade, acentuada ainda com essa mudança no comportamento do consumidor, pois a data vem se consolidando e se tornando mais visada do que em qualquer outra época do ano. Esse momento é ideal para que quem empreende concentrar seus esforços nos canais de atuação, focando em chegar de forma assertiva no cliente, seja no físico ou digital”, aponta.
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