23/09/2024
O Sesc PR realizou a 45ª edição do Femucic, Mostra de Música Cidade Canção. O evento, encerrou sua programação no sábado (21), no Teatro Marista, com plateia cheia para acompanhar a apresentação da Orquestra Jovem do Sesc Maringá e show com o cantor e compositor, Ivan Lins.
Sessenta alunos do Centro de Difusão Musical (CDM) do Sesc Maringá subiram ao palco ao lado de professores e foram regidos por Renato Segati para apresentar um repertório de músicas de compositores ou intérpretes afro-brasileiros.
Logo após, o cantor e compositor Ivan Lins entrou em cena. Carioca, se popularizou no início dos anos 1970 despontando como um dos principais talentos de uma nova geração da música popular brasileira. Sua parceria com o letrista Vitor Martins foi determinante para o aprimoramento de seu estilo, quando os dois criaram verdadeiros clássicos da música brasileira. Essa parceria que é uma das parcerias mais significativas da Música Popular Brasileira e completa 50 anos em 2024. São mais de 600 composições, 10 indicações ao Grammy, 90 trilhas de filmes e novelas e mais de 6 mil apresentações nesses 50 anos. O show “Abre alas” celebra essa parceria, com sucessos como: Vitoriosa, Novo Tempo, Cartomante, Iluminados, entre outros.
“Eu sou um apologista de festivais. Fico muito feliz em poder voltar a Maringá para se apresentar nesse palco, ao lado de jovens talentos da música”, pontuou Ivan Lins.
Na sexta-feira (20), a mostra de música trouxe cinco grupos para o palco do Teatro do Sesc Maringá. Foram mais de 800 músicas inscritas de 20 estados brasileiros. Onze trabalhos foram selecionados, representando cinco estados do país.
A dupla paranaense, de Ponta Grossa, formada pela cantora e compositora Letícia Silva e pelo músico e arranjador Fernando Bertani, apresentou as canções Maçã e Ayô.
Os mineiros brilharam na segunda noite da mostra. Cliver Honorato e André Oliveira apresentaram o projeto DesConcerto, com canções autorais e releituras de obras que influenciaram a carreira deles. No Femucic eles foram selecionados por edital e apresentaram Sujeito Oculto e Pra dar certo.
Da nova safra de instrumentistas mineiros, Pedro Gomes, trouxe ao palco músicas do seu primeiro trabalho solo, Magma, com composições jazzísticas influenciadas pela música afro-brasileira. Acompanhado por Paulo Fróis, Lucas de Moro, André Siqueira, Gideon Barbosa e Alessandro Marcelino, Pedro apresentou as músicas instrumentais Delicadeza e Fugindo do Sete.
Também de Minas Gerais, Thobias Jacó e Gabriel Guedes, do Duo Aduar, trouxeram as melodias da viola caipira e do violão, com a valorização do o trabalho vocal. As questões socioambientais mais importantes do que nunca estão presentes nos trabalhos que realizam. As canções Córgo do Meio e A Matéria Humana encantaram o público do Femucic deste ano, no palco do Teatro Marista, e nas apresentações que fizeram pela cidade.
Fechando a mostra, Yuri Gonzaga, veio da Paraíba para mexer o público. As músicas Bem-te-vi, Respeita Minha Barba e Voar de Novo foram acompanhadas pelos músicos de sua banda: Tiago Mecatti, Marcus Felipe Meninão e Marcela Chiapina.
As três primeiros dia do Femucic foram transmitidas ao vivo pelo canal do Sesc PR no Youtube. Acompanhe aqui: https://www.youtube.com/channel/UCqbAmxhwug6lpSUaRh5ZF9g
A edição deste ano recebeu promoção da RPC e foi apresentada pela apresentadora Shay Ramão e por Cleber Borges, analista de Cultura do Sesc PR.
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.