Paraná registra segunda alta consecutiva no Índice de Confiança do Empresário do Comércio

ICEC paranaense cresce 1,8% em agosto, estimulado pelas expectativas dos empresários

29/08/2024

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) teve a segunda alta consecutiva no Paraná, de acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). O indicador passou de 103,9 pontos em julho para 105,7 pontos em agosto, um aumento de 1,8%. Em comparação com agosto do ano passado, o ICEC registrou crescimento de 5,4%, evidenciando uma melhora na confiança do empresariado do estado. Apesar da elevação, o índice paranaense está abaixo da média nacional, que se encontra em 108,7 pontos.

Para composição do ICEC, os empresários sinalizam sua opinião sobre três fatores principais: Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) e Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC). Em agosto, a avaliação das Condições Atuais, apesar de uma elevação mensal de 1,3%, atingiu 80,8 pontos, permanecendo abaixo dos 100 pontos, o que indica uma percepção ainda insatisfatória por parte dos empresários paranaenses.

O componente Expectativas dos empresários registrou 130,9 pontos, com elevação de 2,9% em relação ao mês anterior. Já o índice relacionado a Investimentos alcançou 105,4 pontos, com aumento de 0,7% em relação a julho.

O ICEC está mais elevado nas empresas com mais de 50 empregados, que aumentou 11,6%, ao passar de 100,8 pontos em julho para 112,5 pontos em agosto. Entre os dirigentes dos médios e grandes estabelecimentos comerciais, o fator com maior crescimento mensal foi Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), que apresentou alta mensal de 22,4%.

As micro e pequenas empresas, por sua vez, possuem um ICEC de 105,6 pontos, com crescimento de 1,6% em relação a julho.

GRÁFICOS

Assessoria de Imprensa:

Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335

Publicado por Karla Santin

29/08/2024 às 09:33